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USJ é pioneira em comercializar açúcar nos padrões da Bonsucro

USJ é pioneira em comercializar açúcar nos padrões da Bonsucro

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O Grupo USJ, de Araras (SP), é a primeira empresa sucroenergética do mundo a comercializar produtos certificados dentro do Sistema de Negociação de Créditos (Credit Trading System – CTS) da Bonsucro. A informação foi repassada pela assessora da entidade, Mariela Castro, que explica que a entidade internacional mede, avalia e atesta a produção de açúcar e etanol de acordo com padrões de excelência em sustentabilidade.A Usina São João é a principal indústria do Grupo USJ e é certificada pelo Bonsucro desde março de 2012.

o CEO da Bonsucro, Nick Goodall, afirma que a paixão e o comprometimento do Grupo USJ com a cana de açúcar sustentável são de primeira classe no mundo.

Reconhecida pela União Europeia, a certificação da Bonsucro garante que as empresas que recebem o selo estão aptas a exportar para os 27 países membros da UE, explica o diretor executivo da Usina São João, Narciso Bertholdi.

“O CTS é uma nova plataforma que registra todo o processo de compra e venda das empresas-membro, com a novidade que, além da venda física de açúcar e/ou etanol, as usinas certificadas pela Bonsucro também podem comercializar créditos.Isso significa que, se a usina recebeu certificação para determinada cota de produtos e fizer uma venda física menor, ela pode vender esse crédito excedente. Os compradores podem ser indústrias que consomem açúcar ou etanol e que são também membros da Bonsucro, evidenciando seu interesse em apoiar uma cadeia de produção sustentável de cana de açúcar. O processo é semelhante ao estabelecido no mercado de créditos de carbono, em que empresas podem comprar créditos de iniciativas “verdes” para compensar os impactos ambientais que causam”, revela.

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Segundo ela, os créditos são válidos por três anos e deverão ser “etiquetados” quando é feita uma negociação, permitindo o acompanhamento e auditoria da Bonsucro ao final de cada ano, evitando assim venda em duplicidade. “A partir da posse desses créditos, os compradores têm também o direito de divulgar publicamente que apoiam práticas sustentáveis. No caso dessa primeira venda da USJ, o volume de açúcar com certificação correspondia ao volume físico desejado por uma multinacional do setor de alimentos que opera também no Brasil”, diz.

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