Mercado

Usinas do Centro-Sul tem mix mais açucareiro, diz Unica

Usinas do Centro-Sul tem mix mais açucareiro, diz Unica

Conforme levantamento da Unica — União da Indústria da Cana-de-açúcar nos últimos quinze dias de setembro, 42,51% da matéria-prima foi utilizada na fabricação de açúcar, contra 39,14% apurados na mesma quinzena da safra passada.

A proporção de cana direcionada à produção de açúcar no último ano foi severamente prejudicada pelas chuvas que ocorreram naquele momento e, portanto, a comparação com os índices registrados em 2015 deve ser feita com cautela.

Leia mais: Usina Guaíra planeja mix mais açucareiro para 16/17

Com isso, a quantidade produzida de açúcar neste ciclo atingiu 2,39 milhões de toneladas na segunda metade de setembro. No acumulado desde o início da safra 15/16 até o final do último mês, a produção de açúcar segue abaixo daquela observada em 2014: 23,25 milhões de toneladas este ano, contra 25,08 milhões de toneladas do ciclo 14/15.

Em relação ao etanol, a produção alcançou 1,99 bilhão de litros na segunda quinzena de setembro — sendo 799,48 milhões de litros de etanol anidro e 1,19 bilhão de litros de etanol hidratado — crescimento de 27,45% quando comparado a igual período de 2014.

Leia mais: Etanol deve passar de 57% do mix em MG

No acumulado desde o início da safra até o final do mês, o volume produzido somou 20,19 bilhões de litros, com 12,70 bilhões de litros de etanol hidratado e 7,49 bilhões de litros de etanol anidro.

“Nas últimas quinzenas as usinas têm priorizado a fabricação do aditivo e na segunda metade de setembro o rendimento atingiu expressivos 19,76 litros de anidro por tonelada de cana processada”, afirma Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica.

Leia mais: Centro-Sul terá cana bisada para 2016, informa a Unica

Esse ritmo de produção, associado aos volumes já contratados e aos estoques de entressafra mantidos por produtores e distribuidoras, confere maior segurança ao atendimento da demanda doméstica, explicou o executivo.

Banner Revistas Mobile