Mercado

Limpeza é fundamental para o sucesso da fermentação

Limpeza é fundamental para o sucesso da fermentação
img7546

A fermentação é certamente a etapa mais crítica na produção do etanol. Por ser um processo biológico e trabalhar com grandes volumes de uma matéria-prima de características variáveis ao longo do tempo, necessita de cuidados e muita atenção para que se obtenha o rendimento desejado. Um dos fatores que pode afetar severamente esse processo é a presença de microrganismos indesejáveis que possam concorrer com as leveduras, consumindo os açucares destinados à produção do etanol.

Para que a fermentação transcorra de forma adequada é necessário que haja a competente limpeza das dornas, evitando assim a proliferação de microrganismos infectantes. No entanto, não somente o processo de assepsia deve ser bem executado, mas também deve durar o menor tempo possível, evitando transtornos no processo decorrentes do inadequado manejo do volume disponível de dornas para a fermentação.

Ao se projetar um sistema de limpeza deve-se levar em conta quais as necessidades críticas, as razões e o tempo disponível para a operação, e ainda que tipo de instalação, fixa ou portátil, é mais adequada para a aplicação em questão.

Os parâmetros a serem considerados são a vazão e a cobertura, além do impacto, distância e padrão do jato. Com o objetivo de reduzir custos com energia e soluções de limpeza deve-se usar a menor vazão possível.

Tempo, temperatura, ação mecânica e química são fatores que podem afetar a limpeza. Na ação mecânica, o impacto do jato necessário para efetuar uma limpeza adequada depende de vários fatores, distância, vazão e pressão, tipo de resíduos e a temperatura da água, entre outros. Uma regra básica é que a força total de impacto é igual ao produto da densidade do liquido pela velocidade de saída do jato e pela vazão total. Assim, para dobrar o impacto é necessário dobrar a vazão ou quadruplicar a pressão do liquido.

Os processos de limpeza podem ser manuais ou automáticos de baixa ou alta pressão.

Os automáticos de alta pressão são os mais indicados, pois consomem menos água, são mais eficientes, demandam menos tempo e não necessitam de operadores.

Banner Revistas Mobile