Mercado

Japoneses querem saber como anda a safra brasileira de grãos

A Conab recebeu na última sexta (18), pela segunda vez no mês, uma missão japonesa interessada em conhecer a política de abastecimento e a produção agrícola no país. O interesse agora é sobre o andamento da safra de milho e soja

CONAB

Segundo o superintendente da área de Gestão da Oferta (Sugof), Carlos Eduardo Cruz Tavares, a preocupação dos visitantes se prende, desta vez, ao elevado consumo das commodities nos países asiáticos e à situação do milho nos Estados Unidos que vêm utilizando o produto na fabricação do etanol, diminuindo a disponibilidade no mercado internacional.

Outra preocupação dos asiáticos diz respeito ao desenvolvimento dos preços “que está muito relacionado ao clima e à especulação dos apostadores nas grandes bolsas internacionais”, enfatiza.

No último encontro, realizado no início deste mês, os representantes do Ministério da Agricultura e de órgãos de consultoria japoneses conheceram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da agricultura familiar, e os procedimentos das operações comerciais realizadas pela Conab, nas quais se destacam os leilões públicos.

Banner Revistas Mobile