Gestão Administrativa

Governadores prometem avanços pelo etanol

Governadores prometem avanços pelo etanol

As diferenças tributárias em favor do etanol estão entre as promessas dos governadores Marcone Perillo (Goiás), Beto Richa (Paraná) e Geraldo Alckmin (São Paulo) pelo setor sucroenergético. Os três participaram de rodada de discussões no Ethanol Summit nesta terça-feira (07/07), segundo e último dia do evento realizado na capital paulista.

“Previsibilidade e planejamento atrairão investimentos para o setor sucroenergético, mas cabe ao governo federal saber qual será o papel do etanol na matriz de combustíveis, qual a participação da bioeletricidade na matriz energética”, disse Alckmin.

“No Estado de São Paulo, em razão da queda de investimentos, o que fazemos, através do Instituto Agronômico (IAC), do governo estadual, é fornecer mudas pré-brotadas, em nome do ganho de produtividade”, exemplificou.

Richa, do Paraná, anunciou a assinatura, oficializada na segunda-feira (06), de decreto que “ajuda o setor a ampliar a produtividade com a redução de ICMS na produção de bioeletricidade feita da palha e do bagaço da cana-de-açúcar, com a geração de 600 megawatts (MW).

Perilo lembrou que há carta entregue para a presidenta Dilma Rousseff na qual, entre outras reivindicações, há a solicitação de mistura de 29% de etanol hidratado na gasolina. Desde o começo do ano, essa mistura passou de então 25% para 27%.

Segundo Alckmin, o Estado de São Paulo já pode ser chamado de Califórnia, com o uso de energias renováveis. “Cincoenta e cinco por cento do uso de energias no Estado são de renováveis e o etanol, no qual somos campeões de flexfuel, temos de fortalece-lo”, disse.

Alckmin aproveitou para criticar a prática de ajuste fiscal do Governo federal. “Com Selic em alta e falta de crescimento, é tiro no pé”, disse. “Com crescimento, o país cresce, mas com PIB negativo não se irá a lugar nenhum.”

Banner Revistas Mobile