Gestão Administrativa

CAR: 66% da área de SP estão sem cadastro

Jardim (em pé): pela prorrogação do prazo de adesão ao CAR
Jardim (em pé): pela prorrogação do prazo de adesão ao CAR

A oito dias do fim do prazo de cadastramento no Cadastro Ambiental Rural (CAR), somente 44% da área agrícola paulista do Estado de São Paulo está cadastrada.

Jardim (em pé): pela prorrogação do prazo de adesão ao CAR

Em termos de propriedade, a taxa de 44% equivale a 112 mil propriedades rurais no Estado, totalizando 7,5 milhões de hectares e onde existem 350 mil estabelecimentos.

Leia mais: FAEP solicita novamente prorrogação do CAR

Os dados foram apresentados na manhã desta quarta-feira (29/04) na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), pelo secretário estadual da Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim.

Segundo Jardim, há uma expectativa de que o prazo determinado para a adesão ao CAR seja prorrogado, como vários estados têm pleiteado.

Leia mais: Especialistas pedem prorrogação da entrega

“Entendemos que este é um importante instrumento de aprimoramento da atividade agrícola e, aos poucos, o agricultor vai perdendo o receio de aderir a ele”, disse.

Existe deliberação para que as concessões de crédito ao produtor estejam condicionadas à adesão ao CAR.

Leia mais: CAR itinerante atende cidades de MG

O CAR foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente e o prazo de adesão vence no próximo dia 6 de maio.

“A campanha e o esforço que desenvolvemos nas últimas semanas para conscientizar os agricultores da importância de se cadastrarem têm dado bons resultados”, afirmou Jardim, que fez o anúncio ao lado da secretária do Meio Ambiente de São Paulo, Patrícia Iglecias.

Banner Revistas Mobile