Zoneamento de Cana contempla mais 95 municípios

A Instrução Normativa nº 57 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicada dia 26 de novembro, no Diário Oficial da União, incluiu 34 municípios de Alagoas no Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar (ZAE Cana).

Coruripe conta com a maior área liberada pelo ZAECana em Alagoas, com 18,26 mil hectares. O segundo município com maior área é Penedo, com 13,78 mil hectares. Em seguida, aparece Palmeira dos Índios, com 9,22 mil hectares liberados.

A inicial exclusão de municípios alagoanos, com grande potencial canavieiro, mobilizou o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar/AL), que já havia alertado o Governo sobre um erro na finalização do mapa topográfico.

De acordo com o Sindaçúcar-AL, 19 municípios alagoanos que haviam ficado de fora do ZAECana são responsáveis pela produção de 17 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, volume que representa aproximadamente 63% da produção total do Estado.

Na IN nº 57 também foram contempladas cidades localizadas nos Estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. No total, 95 municípios fazem parte da nova lista do Mapa. O ZAECana foi lançado pelo presidente Lula, dia 17 de setembro de 2009, em Brasília, DF.

X