Mercado

Volta da Cide e mais anidro na gasolina podem firmar preço, diz Cepea

Volta da Cide e mais anidro na gasolina podem firmar preço, diz Cepea

O mercado de etanol, que tem enfrentado dificuldades econômicas desde 2008, aposta em alguma melhora para 2015. Representantes do setor consultados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) estimam a volta do diálogo com o governo federal e a definição de uma política de longo prazo.

De imediato, entre as ações aguardadas, estão o aumento do percentual de etanol anidro à gasolina e a reintrodução da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), que elevaria o valor da gasolina C e, consequentemente, ampliaria a competitividade do etanol hidratado, que é usado diretamente no tanque dos veículos, conforme relatório do Cepea.

Nesse mesmo contexto, os preços do anidro e do açúcar ganhariam algum impulso. As seguidas desvalorizações do petróleo, no entanto, podem comprometer a eficácia dessas medidas à “saúde” do setor. O aumento da mistura de etanol anidro na gasolina, dos atuais 25% para 27,5%, também deve ser um fator de apoio aos preços, de acordo com o Cepea. O governo está em fase final de estudos sobre a viabilidade dessa medida.

Outra mudança aguardada por agentes é a redução do ICMS cobrado sobre o hidratado em Minas Gerais, de 19% para 14%, que tornaria o biocombustível mais competitivo no Estado, que é o terceiro maior produtor de hidratado do país.

(Fonte: Valor Econômico)

Banner Revistas Mobile