JornalCana

Vem aí plataforma que agiliza a inscrição nos leilões de compra de energia elétrica

“Cadeia de Sistema de Leilões” é o nome da plataforma que irá agilizar a inscrição de empreendimentos em leilões de contratação de energia elétrica pelo Governo.

Ainda sem data definida para entrar em funcionamento, o projeto é cercado de expectativas também por cogeradores a partir de biomassa porque a proposta do serviço é reduzir a burocracia de quem participa dos leilões.

Por ano, o Governo tem mantido a tradição de realizar dois leilões de compra de energia de cogeradores de biomassa e em cada evento o empreendedor precisa atender a etapas que incluem retirada presencial de senhas durante a fase de inscrição.

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE),  a “Cadeia de Sistema de Leilões” eliminará essa burocracia porque a retirada dos termos e senhas será feita por sistema, o que dispensará a retirada presencial e otimizará, assim, todo o processo de inscrição nos certames.

O ganho será permitido porque os processos de inscrição dos leilões de geração operacionalizados pela CCEE serão todos automatizados.

Outro benefício é a maior facilidade de gestão das garantias financeiras de leilão, com todos os dados de acompanhamento dos processos centralizados, além do envio de alertas e a criação de relatórios.

Conforme a CCEE, que desenvolve o projeto desde janeiro deste ano com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a previsão é de que a entrega da “Cadeia” ocorra no segundo semestre de 2019.

Leia também: 

PLD entra na terceira semana de outubro em queda de 17%

Integração

As novas plataformas integrarão as bases de dados da CCEE, da Aneel, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia (MME) e do banco custodiante das garantias de leilão, ampliando a segurança dos dados, o que, segundo a CCEE, trará maior padronização das informações e centralização das informações.

A implantação dos sistemas também deverá ocasionar na redução de documentos físicos, simetria e padronização de informações e alertas automáticos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram