Mercado

Valor do indicador para venda de eletricidade fica estável

Valor do indicador para venda de eletricidade fica estável

O valor do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), empregado para a comercialização do megawatt-hora (MWh) no mercado spot, permanece estável entre os dias 17 último e 23 próximo, na comparação com a semana anterior.

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que faz a gestão do PLD, o valor do indicador permaneceu estável nos submercados Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte, passando de R$ 146,18/MWh para R$ 145,50/MWh.

No Sul, o preço ficou igual ao fixado nos demais submercados, o que significa um aumento de 9% frente ao PLD da última semana.

Queda

Em setembro, as afluências esperadas para o Sistema Interligado Nacional (SIN) caíram de 99% para 86% da Média de Longo Termo (MLT), índice abaixo da média em todos os submercados: Sudeste (98%), Sul (86%), Nordeste (32%) e Norte (53%).

Uma vez que há redução das afluências previstas para o Sul, o envio de energia para o Sudeste fica menor e o limite de intercâmbio deixa de ser atingido, equalizando o preço entre todos os submercados.

Os níveis dos reservatórios do Sistema estão aproximadamente 100 MWmédios acima do esperado, com elevação observada no Sudeste (+400 MWmédios) e no Norte (+15 MWmédios), além de redução observada nos submercados Sul (-220 MWmédios) e Nordeste (-100 MWmédios).

Já a carga prevista para o SIN na quarta semana de setembro está aproximadamente 200 MWmédios mais baixa quando comparada à expectativa da semana anterior, redução esperada no Sul (-100 MWmédios) e no Nordeste (-100 MWmédios).

Banner Revistas Mobile