USJ é pioneira em comercializar açúcar nos padrões da Bonsucro

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O Grupo USJ, de Araras (SP), é a primeira empresa sucroenergética do mundo a comercializar produtos certificados dentro do Sistema de Negociação de Créditos (Credit Trading System – CTS) da Bonsucro. A informação foi repassada pela assessora da entidade, Mariela Castro, que explica que a entidade internacional mede, avalia e atesta a produção de açúcar e etanol de acordo com padrões de excelência em sustentabilidade. A Usina São João é a principal indústria do Grupo USJ e é certificada pelo Bonsucro desde março de 2012.

o CEO da Bonsucro, Nick Goodall, afirma que a paixão e o comprometimento do Grupo USJ com a cana de açúcar sustentável são de primeira classe no mundo.

Reconhecida pela União Europeia, a certificação da Bonsucro garante que as empresas que recebem o selo estão aptas a exportar para os 27 países membros da UE, explica o diretor executivo da Usina São João, Narciso Bertholdi.

“O CTS é uma nova plataforma que registra todo o processo de compra e venda das empresas-membro, com a novidade que, além da venda física de açúcar e/ou etanol, as usinas certificadas pela Bonsucro também podem comercializar créditos. Isso significa que, se a usina recebeu certificação para determinada cota de produtos e fizer uma venda física menor, ela pode vender esse crédito excedente. Os compradores podem ser indústrias que consomem açúcar ou etanol e que são também membros da Bonsucro, evidenciando seu interesse em apoiar uma cadeia de produção sustentável de cana de açúcar. O processo é semelhante ao estabelecido no mercado de créditos de carbono, em que empresas podem comprar créditos de iniciativas “verdes” para compensar os impactos ambientais que causam”, revela.

Segundo ela, os créditos são válidos por três anos e deverão ser “etiquetados” quando é feita uma negociação, permitindo o acompanhamento e auditoria da Bonsucro ao final de cada ano, evitando assim venda em duplicidade. “A partir da posse desses créditos, os compradores têm também o direito de divulgar publicamente que apoiam práticas sustentáveis. No caso dessa primeira venda da USJ, o volume de açúcar com certificação correspondia ao volume físico desejado por uma multinacional do setor de alimentos que opera também no Brasil”, diz.

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