Mercado

Usinas Itamarati reduz estimativa de safra para 2009/10

A Usinas Itamarati, em Nova Olímpia, MT, estima moer 5,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2009/10, volume pouco inferior ao processado este ano (6,044 milhões de toneladas). A estimativa está abaixo do previsto inincialmente para o ano que vem (6,3 milhões de toneladas).

De acordo com o diretor presidente da Uisa, Sylvio Coutinho, a queda da tonelagem será em conseqüência da diminuição da produtividade dos canaviais e também decorrente da diminuição da oferta de cana dos associados da Assovale (Associação dos Fornecedores de Cana do Vale do Rio Paraguai).

O plantio de cana-de-açúcar será de 9 mil hectares, inferior ao realizado nesta safra, que foi de 12,25 mil hectares. “Temos que redobrar os esforços na busca incessante pela redução de custos, eliminação dos desperdícios e na melhoria da qualidade dos nossos produtos e serviços. Precisamos de coragem, trabalho e inovação, para que possamos sair da crise fortes e unidos em prol do objetivo de tornar a Uisa a mais competitiva”, disse Coutinho.

Segundo o executivo, o CCT (Corte, Carregamento e Transporte) assumirá a liderança do programa de redução de custos, pois foi a unidade que recebeu os maiores investimentos nos últimos dois anos, viabilizando a modernização dos equipamentos necessários à operação.

“A crise é séria e sabemos que todos os empregados estão sensibilizados com isso. Mas, apesar da gravidade da situação, a Usinas Itamarati mantém os salários em dia, o que continua sendo a nossa prioridade”, disse Coutinho.

Embora a quantidade de cana tenha sido inferior ao previsto, os volumes de produção de álcool e açúcar representam um excelente resultado, evidenciando um ganho de eficiência industrial, na opinião de Luiz Antonio Antoniassi, gerente de Planejamento e Custos.

Na avaliação de Luiz Antonio, a empresa está obtendo um quadro positivo em termos de resultados operacionais, apesar das dificuldades de logística, que este ano se agravaram pela alta substancial dos valores dos fretes.

Banner Revistas Mobile