JornalCana

Usinas de cana focam reintegração do Mato Grosso a bloco de países

As nove usinas de cana-de-açúcar em operação no estado do Mato Grosso acompanham de perto o  2º Encontro de Áreas Protegidas da Zicosur, na Bolívia, previsto para ser realizado nesta quarta-feira (18/11).

É que no evento a comitiva mato-grossense fará pedidos de reincorporação de Mato Grosso ao bloco de estados que compõem a Zona de Integração do Centro Oeste Sul-americano (Zicosur).

Se a reincorporação for aprovada, também atenderá as usinas sucroenergéticas do Mato Grosso, porque haverá abertura mercado entre o estado brasileiro e o Zicosur.

A Zicosur é um bloco de estados, departamentos, províncias e regiões da América do Sul que se constitui como uma sub-região do Mercosul. O objetivo é promover o desenvolvimento em diversas áreas, como a do meio ambiente e a socioeconômica, por meio de cooperação mútua.

A sub-região abrange uma área de mais de 3 milhões de km² e uma população média 30 milhões de habitantes e sua relevância está não só em sua localização geopolítica estratégica, mas também nas fontes de recursos humanos, naturais e energéticos, suficientes para atender mercados internacionais competitivos. division politica

O encontro na Bolívia nesta quarta-feira reunirá líderes do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Peru. Para o governador do Mato Grosso, Pedro Taques, deve estar inserido nos debates do bloco, uma vez que ocupa posição geográfica importante e é um estado com potencialidades já conhecidas no âmbito econômico.

 “A incorporação de Mato Grosso nas discussões pertinentes a esta importante região da América é justa. Somos um estado com potencial econômico reconhecido internacionalmente em razão do que produzimos, de nossas commodities. É com este currículo que iremos propor parcerias para resultados positivos nas questões do meio ambiente, do comércio exterior, além, é claro, do acesso ao Pacífico para nossos produtos”, afirmou, em relato à imprensa.

Taques ainda pontua que Mato Grosso deixou de fazer parte da Zicosur devido ao desinteresse da última gestão em dar continuidade aos trabalhos. Agora, conforme ressalta o chefe do Executivo, a administração está empenhada em retomar as articulações, com visão estratégica para viabilizar o escoamento da produção pela região Oeste do continente, bem como alavancar as ações de integração do tursimo.

Troca

Segundo o coordenador de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Alexandre Batistella, a participação de Mato Grosso no encontro é importante pois propiciará a troca de conhecimento das ações nas áreas protegidas estaduais com as demais federações limítrofes, principalmente, para fortalecer e priorizar o turismo ecológico, a conservação de ambientes únicos, as espécies chaves de conservação e o aprimoramento da proteção e pagamento dos serviços ecossistêmicos. (Com informações de Thaisa Pimpão/Rose Domingues/Gcom/Sema)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram