JornalCana

Usinas de cana do Grupo Guarani encerram safra 2015/16

Jacyr Costa Filho, diretor da Tereos
Jacyr Costa Filho, diretor da Tereos

Na última sexta-feira (11), as usinas de cana do Grupo Guarani, pertencente ao Grupo Tereos, realizou o evento de encerramento de safra direcionado aos 1,5 mil fornecedores de cana-de-açúcar. Na ocasião, a companhia anunciou que com encerramento da safra previsto para este mês deverá moer 19,7 milhões de toneladas de cana.

Leia mais: Membro do conselho de administração da Tereos pede renúncia

Apesar das condições climáticas desfavoráveis vividas em 2015 e da atual conjuntura econômica, a Guarani encerra o ciclo com um bom desempenho. A previsão é de que a produção de etanol seja de 650 milhões de litros e 1,4 milhões de toneladas de açúcar.

Leia mais: Após grupamento, Tereos desiste de permanência na bolsa

Jacyr Costa Filho, diretor da divisão Brasil do Grupo Tereos, salientou os fatores que contribuíram para que a companhia tivesse um bom desempenho: “O Governo de Minas Gerais decidiu no final de dezembro de 2014 elevar o ICMS da gasolina de 27% para 29% e reduzir o ICMS do etanol de 19% para 14%, criando um diferencial entre o combustível fóssil e o combustível renovável de 15%, o maior do Brasil.

Leia mais: Tereos aguarda repasse de R$ 250 mi da Petrobras à Guarani

Esta medida foi importante, pois São Paulo e Minas Gerais representam 47% do consumo de combustível no País. Estes fatores estimulam a demanda por etanol, que aumentou nesta safra em torno de 40% em comparação com a safra passada de abril a novembro”, afirma.

Leia mais: Tereos aguarda repasse de R$ 250 mi da Petrobras à Guarani

Em relação ao mercado de açúcar, Jacyr comenta que nesta safra foi apresentado o primeiro déficit após cinco anos consecutivos de excedentes de produção. “Isso impulsionou as cotações do produto, que aliado ao enfraquecimento do real acarretou uma alta no preço de 30% em comparação com o mesmo período do ano anterior”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram