JornalCana

Usinas de Alagoas devem R$ 250 milhões para fornecedores de cana, revela Asplana

Edgar Filho, da Asplana: "já passou do limite"
Edgar Filho, da Asplana: “já passou do limite”

Edgar Antunes Filho, presidente da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), afirma que as usinas de cana-de-açúcar do estado devem R$ 250 milhões para os 7,5 mil produtores associados da entidade.

“Já passou do limite”, desabafa ele para Marcelo Mendes, da Agência Alagoas de Notícias.

Segundo Antunes Filho, os fornecedores de cana ligados a Asplana “não suportam mais os efeitos da crise econômica.”

Já o diretor técnico da associação, Antônio Rosário, relata à Agência de Notícias do governo alagoano: “já são três safras acumulando prejuízos e sofrendo com o baque dessa crise”.

Conforme ele, das 19 usinas em atividade em Alagoas, apenas seis estão efetuando seus pagamentos em dia. “O resultado disso é que muitos fornecedores foram forçados a diminuir a produção.”

Leia também: “Importações de etanol são prejudiciais ao Brasil”, afirma Renato Cunha

Câmara

O governador de Alagoas, Renan Filho, deverá assinar nos próximos dias o decreto de instalação de câmara setorial da cana-de-açúcar. Conforme divulgação da Agência de Notícias, “pode ser o primeiro grande passo para a harmonização do setor sucroenergético em Alagoas.”

Criada como um foro consultivo, a câmara poderá identificar as oportunidades para as cadeias produtivas e, consequentemente, com a direta participação do governo buscar a retomada do desenvolvimento.

“Ela é uma ferramenta importante de negociação”, defendeu o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos no texto de Marcelo Mendes.

“O governo assumirá seu papel de moderador nas discussões e o entendimento deverá ser unificado entre todos os outros representantes com direito a uma cadeira na câmara. e, para isso, precisamos da participação efetiva dos usineiros, fornecedores, trabalhadores e até do comércio”, ressaltou o secretário.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram