JornalCana

Usina Sabarálcool começa transportar vinhaça pela rodovia

Após um estudo detalhado de viabilidade econômica, a Sabarálcool, unidade matriz de Engenheiro Beltrão, começa na safra 2010/2011 a fazer o transporte rodoviário da vinhaça utilizada em propriedades num raio de 21 quilômetros da usina.

Ao todo serão 1.152,3 mil hectares irrigados com vinhaça transportada através de caminhões. Os pontos de abastecimentos devem começar a serem construídos na entressafra 2010/2011. “Toda a estrutura está sendo montada e os pontos de abastecimento dos caminhões e recebimento da vinhaça na lavoura começam a ser construídos na entressafra”, diz o Assistente Técnico Agrícola, Péricles Parizoto Pelisser.

O estudo mostrou que além da economia, há também, a colaboração com a preservação do Meio Ambiente. “O adubo químico é extraído de fontes não renováveis e ao deixar de adquirir estes produtos, a empresa estará reutilizando o subproduto da cana-de-açúcar e colaborando com a preservação do Meio Ambiente. A vinhaça possui elementos químicos que cooperam para o crescimento e fortalecimento da cultura”, lembra Pelisser.

Toda a estrutura de abastecimento dos caminhões será feita no parque industrial. Para o gerente industrial, Giovani Crispim, o investimento se paga em pouco tempo. “Em uma safra se tira todo o investimento necessário para o carregamento e transporte da vinhaça”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram