JornalCana

Usina Marituba promove atividades para prevenir acidentes no trabalho

Com o tema “Seja inteligente, evite acidentes”, a Usina Caeté – Unidade Marituba, pertencente ao Grupo Carlos Lyra, realizou no período de 24 a 28 deste mês, a IX Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho — SIPAT. No último dia 27, cerca de 400 colaboradores da unidade industrial participaram de uma manhã de atividades na sede do Clube dos 30, em Penedo (AL), destinada à conscientização sobre prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Durante a realização da IX Sipat, todos os setores da unidade foram paralisados por cinco minutos, numa proposta de conscientização sobre a importância da adoção de medidas preventivas de segurança no trabalho.

Para dinamizar a abordagem de temas como o alcoolismo, tabagismo, prevenção de acidentes, dentre outros, foram encenados números teatrais e musicais (repentes), onde os colaboradores puderam absorver, de uma maneira versátil e divertida, informações sobre os males causados pelo uso excessivo do álcool e outros tipos de drogas. De acordo com dados da gerência agrícola da usina, o índice de faltas é quase na totalidade originado pela embriaguez, ocasionando baixa produtividade do trabalhador rural.

Segundo informações do setor de Segurança no Trabalho da Usina Marituba, nos últimos dois anos, houve uma redução em torno de 70% no número de acidentes, fator que pode ser atribuído aos investimentos da empresa em equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC), além de trabalhos de conscientização, a exemplo da realização da SIPAT.

Laboratório e Áreas de Apoio em fase de implantação da ISO 9001 – Durante o evento, o Comitê da Qualidade ressaltou para os presentes que o laboratório da usina e áreas de apoio estão em fase de implantação da certificação ISO 9001, Versão 2000. A Usina Caeté – Matriz também está em fase de implantação da ISO. O Comitê da Qualidade foi implantado na Marituba como parte do Programa de Qualidade desenvolvido em parceria com o Senai/AL.

O gerente geral da unidade, Ubirajara Ribeiro, afirmou que a preocupação do Grupo Carlos Lyra é conscientizar o colaborador sobre procedimentos que minimizam os riscos de acidentes no trabalho. “É necessário que haja o envolvimento de todos para conseguirmos atingir resultados mais positivos”, destacou o gerente geral.

Outro aspecto discutido na IX SIPAT, foi à adequação do trabalho no período da entressafra. Segundo o gerente industrial, Geovane Araújo, a preocupação da empresa é qualificar o colaborador afim de mantê-lo em atividade durante todo o ano. “Através da qualificação profissional em várias funções, estamos conseguindo alcançar nosso objetivo”, acrescentou.

A Usina Marituba vem desenvolvendo programas de motivação profissional, a exemplo da ginástica na empresa, envolvendo colaboradores das áreas urbana e rural, e o Programa de Qualidade – 5S, onde são reavaliados conceitos de disciplina, limpeza, utilização, saúde e ordenação.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram