Usina Coruripe implanta o Portal de RH

A Usina Coruripe lançou o Portal de RH, facilitador especial disponibilizado pelo departamento de Recursos Humanos da companhia.
Intuitivo e moderno, o novo sistema pode ser acessado pelos colaboradores, de qualquer lugar, por computador ou dispositivos móveis.
A plataforma recém-lançada oferece diversos serviços aos colaboradores, como o acesso ao histórico de demonstrativos de pagamentos mensais, visualização do saldo de banco de horas, atualização cadastral e data dos exames periódicos.
Segundo a coordenadora de treinamento e desenvolvimento da Usina Coruripe e uma das responsáveis pelo projeto, Fernanda Degani, o projeto permite maior autonomia e dá independência aos colaboradores.
“Colocamos várias informações. Assim, o próprio colaborador pode fazer sua gestão, imprimir seu demonstrativo de rendimento, atualizar seus dados cadastrais e acompanhar seu banco de horas”, argumenta Fernanda.
Preservação
 
Outra motivação da Usina Coruripe para a criação do portal foi a preservação do meio ambiente, já que a iniciativa proporciona a economia do papel que seria utilizado para a impressão dos documentos.
“A Coruripe tem um grande compromisso com a sustentabilidade e isso se reflete em nossos processos administrativos. Hoje, por exemplo, contamos com 9.500 colaboradores. Antes, precisávamos emitir 9.500 demonstrativos de pagamentos por mês”, conta Fernanda. “Precisávamos mudar essa postura para ficarmos alinhados a nossas diretrizes de sustentabilidade e de inovação.”
O projeto envolveu os setores de Recursos Humanos, Desenvolvimento e Treinamento, Administração de Pessoal, Comunicação  e Tecnologia da Informação da empresa. Segundo Fernanda, a plataforma foi integralmente desenvolvida com a colaboração das competências já existentes na organização.
“Montamos um comitê interno para o planejamento de cada ação. Pensamos no tipo de demandas que os colaboradores têm, sobretudo os que estão distantes.”
Especifidades
 
Para que a plataforma atendesse a todos os colaboradores, foram levadas em conta as especificidades de cada atuação da empresa. “Na Usina, contamos com pessoal na área administrativa, na indústria e no campo. Esses últimos, a cada dia, estão numa fazenda, na zona rural. Era importante pensarmos em como poderíamos atendê-los remotamente”, destaca Fernanda.
Até o momento, cerca de mil profissionais da área administrativa já estão sendo atendidos pelo Portal de RH. O acesso dos colaboradores de outros setores ainda está em fase de testes. “Estamos testando um totem, que é um equipamento móvel que permitirá aos colaboradores imprimirem os documentos que precisarem”, conta.
Para que os funcionários se familiarizassem com o portal, foi feito um treinamento prévio com as lideranças de todos os setores da Coruripe. “Queríamos que todos se sentissem confortáveis para orientar os colaboradores a usarem a nova ferramenta. A formação foi oferecida para mais de 400 pessoas, contabilizando supervisores, coordenadores e gerentes”, conta Fernanda.
“O retorno está sendo muito positivo, tanto por parte dos colaboradores quanto das lideranças. Recebemos elogios por conta da facilidade, da praticidade e da modernidade do serviço.”
 
Segundo Fábio Moniz, diretor de Administração e RH da Usina Coruripe, a proposta é que o projeto se aperfeiçoe e seja concluído até 2020. “Ao fim desse trabalho, queremos oferecer aos colaboradores uma plataforma completa, com informação sobre os rendimentos nos últimos cinco anos, sobre a gestão de férias e controle do ponto”, complementa.
 
 
Usina Coruripe
 
A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroalcooleiro no Norte/Nordeste e uma das oito maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais e uma em Alagoas, possui capacidade de moagem de 14,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz açúcar VHP, açúcar cristal e etanol e exporta energia elétrica.
X