Usina Batatais anuncia nova fábrica de açúcar

A expectativa do presidente da usina, Bernardo Biagi, é que a unidade entre em operação a partir de 2013. A Batatais é uma das principais associadas da Copersucar, a maior comercializadora de açúcar e etanol do país.

Segundo Biagi, parte do investimento -R$ 60 milhões- deve vir do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A solicitação foi feita no ano passado e deve ser concluída ainda neste semestre.

A unidade de Lins produz apenas álcool hidratado, o que motivou o investimento. “Ter uma usina produzindo apenas álcool não é uma boa. Se uma atividade se desvaloriza, a outra pode segurar a rentabilidade”, disse.

A produção, na safra 2010/ 2011 , foi de 154 milhões de litros. “É um investimento a longo prazo, mas acreditamos que o mercado de açúcar estará favorável quando a unidade começar a funcionar”, disse o empresário.

ÁREA AGRÍCOLA

As duas usinas do grupo têm 75 mil hectares de área plantada. Para a nova fábrica de açúcar, o plano é aumentar gradativamente a área cultivada para elevar a oferta de cana-de-açúcar.

A unidade de Lins tem 25 mil hectares plantados e, neste ano, deve ter acréscimo de 2.500 hectares. Até o início das operações da fábrica de açúcar, a expectativa é ter 30 mil hectares de cana.

“Para minha produção total de açúcar e álcool, tenho área própria e parcerias com fazendeiros da região, que arrendam suas terras para produção da cana que será processada na usina”, disse. Segundo o empresário, são cerca de 250 parceiros. (Folha de SP)

X