Mercado

Unifei promove curso sobre geração e conservação de energia

A Unifei (Universidade Federal de Itajubá), em Minas Gerais, vai promover, de 24 a 28 de novembro, o curso Geração e Conservação de Energia na Indústria de Açúcar e Álcool, organizado pelo Nest (Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída) da universidade.

O curso de cinco dias abordará problemas relacionados com a geração e uso de energia na indústria de açúcar e álcool. Inicialmente serão discutidos os problemas relacionados com a disponibilidade e caracterização da biomassa açucareira (bagaço e palha), assim como a colheita e transporte da palha.

Um outro tópico falará sobre a combustão do bagaço e eficiência em caldeiras, com a descrição de uso do programa SBC, para o cálculo de projeto e otimização. No tema dedicado à cogeração serão discutidas as particularidades de esquemas com tecnologias comerciais e avançadas, com a apresentação de vários estudos de caso.

A produção convencional do álcool (fermentação e destilação), as tecnologias de obtenção de etanol lignocelulósico, combustíveis BTL, controle de emissões e tratamento e disposição de efluentes também serão temas abordados.

O curso, sob a coordenação dos professores Electo Eduardo Silva Lora e Osvaldo Jose Venturini, é direcionado a engenheiros e técnicos de operação das plantas de cogeração de usinas de açúcar e álcool, que necessitam de uma ampla e consistente introdução sobre aspectos relacionados com a geração e consumo de energia no setor.

Mais informações podem ser obtidas na Fupai (Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria), pelo telefone (35) 3629-3500, e na no Nest, pelo telefone (35) 3629-1355 ou e-mail [email protected].

Banner Revistas Mobile