JornalCana

Treinamento sobre aplicação de polímeros leva à redução no consumo

Por Antonio Henrique Lima, de Dois Córregos (SP)

Este treinamento tem como objetivo debater sobre as melhores práticas durante a utilização dos polímeros em uma usina. A redução de consumo começa a ser discutida já no preparo deste insumo. Nesta etapa, uma correta adição de polímero no tanque de preparo dentro de uma concentração ideal, sem a formação de grumos, evita que ocorra desperdício, gerando uma grande economia já nesta fase.

Este treinamento quebra alguns paradigma quanto a utilização e dosagem deste insumo e, desta forma, atinge-se o melhor desempenho desta especialidade para cada aplicação. Assim, haverá maior consciência do usuário no dia-a-dia da usina.

Este é um diferencial no mercado ofertado gratuitamente pela Skills Química. Fundada em 1.999, a Skills Química comercializa e distribui polímeros SNF-FLOERGER para todo o setor sucroenergético em todo o território nacional. Conta com vasta gama de produtos, incluindo polímeros aniônicos, catiônicos e poliaminas descolorantes.

A Skills Química preza pela total satisfação dos seus clientes, para isso, oferece assistência técnica contínua e o treinamento sobre as corretas práticas para obtenção do melhor desempenho de seus produtos.

Esta capacitação é voltada para todos os profissionais que estejam comprometidos com a utilização dos polímeros em suas aplicações.

Estes insumos são de grande importância para a operação de uma usina. Eles podem ser utilizados na decantação do caldo, no filtro prensa, no flotador de xarope e na decantação de fuligem, bem como, em refinaria de açúcar.

Nesta palestra são abordadas definições importantes sobre polímeros, sobre o processo de obtenção dos mesmos e discute-se quimicamente sobre a forma de atuação destes produtos no processo industrial. Utiliza-se uma linguagem química adequada para que todos os participantes possam compreender e utilizar tais conceitos em sua rotina.

Essa é uma oportunidade de conhecer e discutir sobre o correto preparo dos polímeros, o que pode significar em uma redução no consumo destes produtos, gerando economia para o usuário.

São apresentados casos históricos para cada aplicação, que visam melhorar o processo como um todo. São abordadas questões de segurança e documentação exigida pelo mercado.

O Engenheiro José Ieda Neto, consultor/INEL Engenharia, fez um depoimento sobre sua experiência com o treinamento oferecido pela Skills Química.

“Como consultor do setor sucroenergético na área industrial, trabalhamos desenvolvendo treinamento contínuo dos colaboradores com palestras sobre as fases de produção de açúcar e etanol. Estamos desenvolvendo no Grupo USJ/SJC um treinamento voltado para a área de clarificação, onde envolve todas as fases do processo visando equalizar conhecimentos teóricos e práticos com os operadores, inclusive como preparo e dosagem de forma correta dos polímeros auxiliares de decantação, flotação e condicionamento do lodo para filtros rotativos a vácuo e filtros prensas. Este ano, contamos com o suporte muito profissional do pessoal da Skills Química, que disponibilizou um engenheiro especialista e promoveu um treinamento especifico no manuseio, preparo e aplicação correta dos polímeros comercializados pela empresa, esclarecendo dúvidas e promovendo sugestões de melhorias, proporcionando assim uma utilização econômica e consciente dos polímeros utilizados na Usina São João de Araras-SP.”

No site da Skills Química você pode encontrar o conteúdo do programa de treinamento na “Apostila de Clarificação”. Lá você também encontrará notícias sobre os treinamentos já realizados em mais 200 unidades em todo o Brasil.

Serviço

Skills Química Ltda.

Avenida Dr. Gofredo Schelini, n°430, Loteamento Mazziero

Dois Córregos/SP – (14) 3652 5156

www.skillsquimica.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram