JornalCana

Tecnologia de concentração de vinhaça é um dos destaques da Iprosucar

Uma tecnologia de concentração de vinhaça, que possibilita o aumento da quantidade de sólidos de 5% para 65%, é um dos destaques da nova empresa de consultoria Iprosucar, que começou a funcionar em Piracicaba, SP, no mês de agosto, a partir da associação entre a alemã Ipro Industrieprojekt, com 55% de participação na sociedade, e a brasileira Prosucar. O projeto, para a utilização dessa tecnologia, prevê o desenvolvimento de uma caldeira, com características especiais, que produz cinzas – ricas em potássio – que são usadas como fertilizantes na lavoura. A vinhaça pode ser aproveitada também, por meio desse processo, na forma de um concentrado. “Com a diminuição do volume do produto, há uma redução significativa do custo de transporte. Além disso, a concentração evita a contaminação do lençol freático”, afirma Helgo Ackermann, um dos sócios da nova empresa.

Segundo ele, a energia empregada nessa tecnologia de concentração de vinhaça é gerada em um sistema praticamente auto-suficiente, que utiliza caldeira de vinhaça e turbo gerador. Aliás, a economia de energia no processo é o carro-chefe da Ipro, que conta com uma equipe de setenta engenheiros e técnicos na matriz, na Alemanha. A experiência da empresa alemã – que já realizou consultoria para várias usinas brasileiras – é um dos diferenciais da Iprosucar, que apresenta diversas soluções para a otimização da geração e consumo de energia. Uma das alternativas é o sistema inovador de secagem de bagaço, visando a maximização do seu poder calorífico, o que possibilita a redução do teor de umidade de 50% para aproximadamente 10%.

A empresa de Piracicaba oferece, de maneira geral, diversas tecnologias para a otimização de plantas de produção de açúcar e álcool, como eletrificação de todos os acionamentos, modificações no cozimento, implantação de um processo de destilação tipo multi-pressão, além de desenvolver projetos de secador/resfriador, com a finalidade de assegurar a qualidade do açúcar durante o armazenamento.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram