JornalCana

Teatro sobre rurícolas será apresentado para setor na PB

cortador cana

Autoridades, servidores e dirigentes de empresas ligadas ao setor sucroenergético da Paraíba assistirão, no próximo dia 27 de novembro, a um espetáculo teatral tradicional no segmento do Estado. Intitulado de “Orgulho de ser cortador”, o grupo teatral se apresentará no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba – Asplan, às 10h. A secretária de produção e agroenergia – Spae/Mapa, Cleide Edvirges Santos Lai e o diretor do Departamento da Cana-de-Açúcar e Agroenergia – DCAA/SPAE, Fernando José Sales, também participarão do evento, realizado pelo Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool e do Açúcar da Paraíba – Sindalcool.  Ao final da apresentação também acontecerá um ciclo de palestras.

A apresentação teatral tratará de valores do universo dos trabalhadores, promovendo a reflexão através do humor e da valorização do trabalho humanizado. Segundo o presidente do Sindalcool, Edmundo Araújo, há uma situação única no país que hoje valoriza as relações de trabalho no campo e o teatro retratará isso. Na Paraíba, hoje, por exemplo, as empresas produtoras de etanol, açúcar e bioeletricidade associadas ao Sindalcool, já têm os trabalhadores como verdadeiros colaboradores do crescimento da empresa.

“Eles possuem participação nos resultados através de adicional vinculado aos preços de venda do etanol e do açúcar garantido pela Convenção Coletiva”, descreveu Araújo, frisando também que as empresas receberam das mãos da presidente Dilma Rousseff, o selo Empresa Compromissada, pelo cumprimento do compromisso nacional de aperfeiçoamento das condições de trabalho na cana-de-açúcar.

Após a apresentação, o público assistirá ainda a uma palestra da Juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/PB), Nayara Queiroz, sobre a importância do processo de conciliação. Por fim, outro juiz do TRT/PB, José Arthur da Silva Torres, ministrará palestra sobre o protocolo de cooperação técnica para a segurança de saúde do trabalho.

Para o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso, o momento será muito importante para ratificar os avanços que vem acontecendo no campo. “Hoje, os trabalhadores têm participação no faturamento das empresas e também atuam com muita segurança”, comenta o dirigente.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram