JornalCana

Subestação de R$ 100 milhões da CPFL está pronta para receber energia de 33 usinas de cana

André Dorf, presidente da CPFL Brasil, comenta, em entrevista ao editor do JornalCana, Delcy Mac Cruz, sobre a subestação de energia elétrica Morro Agudo, que exigiu investimentos de R$ 100 milhões foi oficialmente inaugurada em 14/09 em Morro Agudo, município da região Nordeste do estado de São Paulo.

A subestação é uma estrutura de conexão para a energia elétrica produzida a partir da biomassa da cana-de-açúcar. Duas delas já forneciam eletricidade dessa biomassa para a rede: as UTE Virálcool, do Grupo Tonielo, e a UTE Ibitiúva.

Segundo Dorf, a subestação está apta a receber eletricidade de 33 usinas de cana localizadas em um raio de até 100 quilômetros da estrutura recém-inaugurada.

Ao todo, as 33 usinas têm potência instalada de 1.727 megavolt ampere (MVA), potência exportada de 765 megawatts (MW) e consumo próprio de 735 MW. Considerando o excedente de energia que essas 33 usinas conseguem produzir na região de Morro Agudo, existe a possibilidade de aumentar o fornecimento para a rede em 227 MW, o que significa o consumo anual de uma cidade como Ribeirão Preto.

As usinas estão localizadas em 20 municípios: Ariranha, Batatais, Buritizal, Colina, Colômbia, Guaíra, Guariba, Igarapava, Jaboticabal, Jardinópolis, Morro Agudo, Patrocínio Paulista, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, São Joaquim da Barra, Serrana, Sertãozinho, Severínia e Vista Alegre do Alto.

Mais sobre a subestação

Com sete autotransformadores e potência total de 800 MVA, a Subestação Morro Agudo é composta por dois setores, um de 500 quilovolts (kV) de tensão, com duas entradas de linha, e outro de 138kV de tensão, com seis entradas de linha. Instalada em uma área de 150 mil metros quadrados, o empreendimento contempla a infraestrutura necessária às expansões futuras em redes de 138kV, por meio do seccionamento da Linha de Transmissão de 500kV Marimbondo–Ribeirão Preto.

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram