JornalCana

SRB é contrária a taxação da importação de etanol

Marcelo Vieira, presidente da SRB

Em carta enviada ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) manifesta-se contrária à taxação do etanol importado, conforme proposta feita por entidades do setor.

Leia mais: José Francisco Santos, da CMAA, faz projeções e defende taxação sobre o etanol importado

Com o crescimento nas importações do etanol oriundos dos Estados Unidos, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) propôs à Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex) taxar a importação de etanol em 16% do etanol como uma “tarifa ambiental” para o combustível produzido, sobretudo, por milho. De outro modo, representantes de produtores do Norte/Nordeste brasileiro, querem uma taxa de 20% sobre o etanol.

Leia mais: Camex adia decisão sobre taxação do etanol importado

Em nota, Marcelo Vieira, presidente da SRB e que também é diretor do Grupo Adecoagro, afirma que na última entressafra agrícola o Brasil teve um volume maior de importações em virtude de desajustes momentâneos entre oferta e demanda, e é preciso uma melhor regulamentação destas importações para que os importadores fiquem sujeitos aos mesmos encargos dos produtores brasileiro. “A Sociedade Rural Brasileira vem se posicionar contra a imposição de uma tarifa de importação sobre o etanol norte-americano. Temos por princípio defender o livre acesso a mercados de produtos do agronegócio, política essencial para garantir o acesso da produção brasileira ao mercado internacional. Solicitamos assim que o posicionamento brasileiro pelo livre acesso a mercados de produtos agrícolas, que sempre foi apresentado em negociações internacionais, seja mantido neste caso”, concluiu a entidade na carta ao ministro”, informou.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram