JornalCana

Softfacil lança sistema para otimização da colheita de cana

Com o início da safra no Centro-Sul, a otimização do planejamento de colheita será uma das principais oportunidades de elevação de ganhos operacionais na indústria sucroalcooleira. Assim, a Softfacil desenvolveu o “Sistema Especialista para Otimização da Colheita de Cana”.

O engenheiro agrônomo Luiz Fernando Foresti da Softfacil, explica que o sistema permite simular situações que direcionam tomadas de decisões técnicas, econômicas e políticas; dentro das características de cada variedade, permite considerar suas particularidades de manejo, garantindo rendimento agrícola e longevidade da cultura.

O sistema analisa a curva de maturação das variedades instaladas, “objetivando melhor rendimento do mix através de modelo matemático, que garante maior ganho potencial, combinando projeções dos valores ao longo da curva”, diz Foresti.

Segundo Wagner Gomes, gerente comercial da Softfacil, uma Usina com moagem de 1,5 milhão de toneladas de cana, elevação adicional de 1% no PCC e aos preços atuais, obterá um acréscimo de ganho líquido que pode ultrapassar R$ 1 milhão em uma safra”.

De acordo com Luiz Carlos Oranges de Figueiredo, diretor superintendente da Softfacil, técnicos de sua empresa e das usinas clientes, estão realizando trabalhos de planejamento de colheita para a próxima safra, através do sistema, visando a obtenção de ganhos adicionais em um universo de 13,5 milhões de toneladas de cana.

O engenheiro Foresti explica que além da otimização do PCC, o sistema permite programação orçamentária da Usina. “O sistema possibilita também a operacionalização das atividades agrícolas, e a reprogramação dinâmica da colheita ao longo do desenvolvimento da safra, levando em consideração as restrições técnicas”, frisa.

Dessa forma, a qualquer momento, é possível refazer o planejamento da colheita através do software, sejam essas alterações causadas por imprevistos ou desejo de se efetuar simulações de novos cenários.

O sistema faz parte do SGI – Softfacil (Sistema de Gestão Integrada – Softfacil), software de gestão empresarial totalmente integrado, especificamente desenvolvido para o setor sucroalcooleiro e que engloba todas as atividades operacionais e administrativas de Usinas de Açúcar e Álcool. No entanto, o cliente interessado no sistema de planejamento de colheita pode contratar apenas a prestação desse serviço, sem necessidade de adquirir o SGI-Softfacil e seus 40 módulos de software.

Softfacil Software Ltda

(16) 635- 1990

wgomes@softfacil.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram