JornalCana

SMA lança campanha para combater incêndios em áreas rurais e florestas

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, lança a partir de 1° de junho, a Operação Mata Fogo 2003, com duração prevista até o dia 31 de outubro.

De acordo coma a assessoria de imprensa da entidade, a operação realiza-se há 14 anos, nos meses de outono e inverno, quando a falta de chuvas deixa o ambiente propício à ocorrência de incêndios, provocados por pontas de cigarros acesas lançadas à beira de estradas, balões que caem nas matas ou queimadas para limpeza de pastos.

Neste contexto, o Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, faz o mapeamento dos focos de incêndios, desenvolve cursos para conscientizar à comunidade e, principalmente, realiza o treinamento de voluntários que servirão nas brigadas de incêndio, preparando-os para o combate ao fogo em matas.

“Essa ação é fundamental à preservação de nossas matas nativas e tem um apelo de conscientização da comunidade, pois alerta para um problema que altera o equilíbrio ambiental”, frisa Marília Vazquez Aun, coordenadora da Operação Mata – Fogo.

A assessoria informa ianda que este ano a campanha contará com 248 unidades do Corpo de Bombeiros, que poderão ser acionadas pela população de todo o Estado, 24 horas por dia, pelos telefones 0800 113560, do Centro de Controle de Emergência da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, ou pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiros. Essas denúncias são fundamentais, pois aceleram o atendimento aos focos de incêndios, evitando, muitas vezes, uma perda total da cobertura vegetal.

No ano passado, foram registrados 5.409 focos de incêndios, com um aumento de 21,3% em relação ao ano anterior, destruindo 7.709,72 hectares de matas e pastagens, com graves prejuízos ao meio ambiente, garante a assessoria.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram