JornalCana

Site divulga informações sobre nematóides

Está no ar um site que traz informações sobre nematóides, praga que ameaça a cultura da cana-de-açúcar. O conteúdo mostra conhecimento aprofundado aos produtores rurais sobre a proporção dos danos causados pela praga.

O objetivo do www.nematoides.com.br é levar conhecimento aos produtores do setor sobre a proporção dos danos causados pela praga, com informações específicas sobre as ameaças que os nematóides trazem à lavoura, além das ações para o manejo da praga, dimensão dos prejuízos, influências nas safras e prevenção das infestações.

Os Nematóides (Helicotylenchus dihystera, Meloidogyne javanica e Pratylenchus zeae), pragas que medem de 0,3 a 3 milímetros, preocupam os produtores canavieiros porque são capazes de reduzir a massa radicular na cana-de-açúcar e provocar a morte ou a mutação das células da raiz.

O resultado pode ser a dificuldade para absorção de água e nutrientes, gasto de energia excessivo e abertura de entrada para patógenos. A falta de controle das pragas, difíceis de serem identificadas, pode resultar em quedas significativas de produção, podendo chegar à redução de 50% da quantidade final.

Alguns dos sintomas da presença de nematóides são o tamanho desigual de plantas, murchamento das plantas durante a parte mais quente do dia, amarelecimento e queda prematura das plantas e o desaparecimento ou declínio vagaroso da cultura.

O diagnóstico seguro da infestação depende do resultado de amostragens feitas nas áreas. De acordo com o engenheiro agrônomo e especialista em cana-de-açúcar, Wilson Roberto Novaretti, o controle químico e o manejo cuidadoso são hoje as melhores formas de combate aos parasitas, que foram descobertos há cerca de 200 anos em grãos de trigo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram