Mercado

Sistema de custeios utilizados por usinas será apresentado durante simpósio universitário em SP

Um universitário de Ribeirão Preto (SP) apresentará durante o 10º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo – USP na Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP, um sistema de custeios utilizados pelas usinas de cana-de-açúcar no Estado.

Segundo o pesquisador Alexandre Taveira Branco, estudante de Ciências Contábeis da USP-Ribeirão Preto, será apresentado sob a orientação do professor Marcelo Seido Nagano, uma análise dos custos logísticos nas atividades agroindústriais. “Este trabalho tem o objetivo de investigar e analisar práticas e tendências de utilização dos diferentes sistemas de custos no setor sucroalcooleiro. O setor sucroalcooleiro está passando por um processo profundo de transformação. No momento em que se discute a importância da retomada do Proálcool, e consequentemente as políticas públicas para o setor, o processo de desregulamentação e desestatização do mercado de açúcar e álcool se concretiza, obrigando as usinas a se modernizarem e se diferenciarem para sobreviver, em meio à crise que se abateu em todo o âmbito agroindustrial”, lembra.

De acordo com o estudante, foram consultadas bibliografias sobre Contabilidade de Custos, a partir destes estudos foi elaborado um questionário para aplicação às usinas. Através desta aplicação foi possível coletar dados e com isso observaremos os diferentes critérios e metodologias utilizadas na prática nas agroindústrias sucroalcooleiras, no Estado de São Paulo. “Portanto será verificado estatisticamente os sistemas de custos utilizados, sua integração com demais sistemas existentes na empresa; como foi desenvolvido, a quanto tempo é utilizado, quais as entidades de acumulação de custos são consideradas e finalmente quais os métodos e critérios de mensuração de custos considerados mais adequados para cada tipo de decisão”, diz.

O universitário contou com o apoio do JornalCana, que disponibilizou o banco de dados da empresa para a pesquisa.

Banner Revistas Mobile