Mercado

Sinatub realiza curso de análise de vibrações e balanceamento

img7192

A introdução de variedades de cana-de-açúcar mais precoces permitiu que o período de moagem fosse alongado, reduzindo a entressafra, onde normalmente são feitos os serviços de manutenção dos equipamentos da indústria.

Mais recentemente, com a introdução de culturas complementares às da cana, como é o caso do sorgo, o período de manutenção deve ser mais reduzido ainda.

Para contornar essas novas condições de operação da indústria, as usinas têm optado por tecnologias que possibilitam verificar o estado dos equipamentos sem que seja necessário desmontá-los, como é o caso da manutenção preditiva.

Graças ao interesse despertado por essas novas técnicas, o Sinatub realizou em maio último, nas dependências do Hotel Dan Inn em Ribeirão Preto-SP, um curso sobre análise de vibrações e balanceamento de rotores, destinado a engenheiros, técnicos e interessados em geral.

Esse curso foi ministrado por Anderson Trigo, engenheiro mecânico pela Unicamp e diretor técnico da Spectra Manutenção Preditiva e Ricardo Góz, engenheiro mecânico, consultor de análise de vibração e que ministra cursos há mais de 34 anos para profissionais de todas as regiões do Brasil, inclusive na Unifei-Itajubá.

A matéria completa você acompanha na edição 234 do JornalCana.

Banner Revistas Mobile