Mercado

Simpósio na UFPE aborda energia e meio ambiente

A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) promove, hoje (9) e amanhã, o I Simpósio Internacional Brasil-Japão, para estreitar as relações entre os dois países nas áreas de ciência, tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade. Com o tema “Energia, Meio Ambiente e Materiais Avançados”, o evento apresentará um panorama das produções científicas e acadêmicas sendo desenvolvidas pelo governo, universidades, centros de pesquisa e instituições privadas nos dois países.

O simpósio reunirá pesquisadores e professores da UFPE, UFPB, UFRN, Unicamp, USP, ITA, e Cefet/PE, além dos professores japoneses Kazumasa Sugiyama e Kozo Shinoda, especialistas em materiais avançados e estudos ambientais, respectivamente. Também comparecerão representantes de empresas como a White Martins e a Petrobras.

Os tópicos centrais do simpósio serão: energia (eólica, solar, ondas e gradiente térmica do mar, biocombustíveis, gás natural, e sustentabilidade), meio ambiente e mercado de crédito de carbono; tecnologias de disposição de resíduos sólidos, líquidos e gasosos; e materiais avançados (materiais para sensores, materiais inteligentes, materiais com novas propriedades, nanomateriais).

O primeiro evento será uma visita, nesta terça-feira (9), à planta piloto de produção de biodiesel de Pernambuco coordenada pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCT), localizada no município de Caetés, a 250 quilômetros do Recife. Das 15h às 18h, no campus da UFPE, haverá inscrições, confirmação de inscrição, entrega de materiais, e fixação dos pôsteres dos participantes.

As inscrições, confirmações e entrega de materiais continuarão na quarta-feira (10) a partir das 8h. A solenidade de abertura será às 9h, no auditório Prof. Newton da Silva Maia do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, e deverá contar com a presença do reitor Amaro Lins, do secretário-executivo de Meio Ambiente do Estado, Aloysio Costa, e de Valter Nilo Kaue, presidente nacional para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa do Brasil. Também participarão o cônsul-geral do Japão, Toshio Watanabe, e o cônsul do Japão, Akira Suzuki.

As inscrições devem ser realizadas através do preenchimento da ficha disponível no site e envio dos dados para o e-mail [email protected]. A data limite para inscrição e pagamento de taxa de inscrição é 10 de dezembro. O valor é R$ 100, com desconto de 50% para professores e pesquisadores doutores. Estudantes de graduação e pós-graduação e palestrantes convidados estão isentos. O número de inscrições está limitado a 200 pessoas.

Banner Revistas Mobile