JornalCana

Setor pode perder 70 usinas nos próximos anos, prevê Dario Gaeta

Gaeta, no evento da F. O. Licht: 70 usinas fecharão nos próximos anos sem apoio público (Foto: Alessandro Reis)

Sem uma política de longo prazo, o setor sucroenergético poderá perder 70 usinas nos próximos anos.

A afirmação é de Dario Gaeta, presidente da Tietê Agroindustrial, em uma avaliação pessoal feita durante o Sugar & Ethanol Brazil, evento da F. O. Licht realizado na capital paulista.

Segundo o executivo, o fechamento dessas unidades produtoras ocorrerá sem apoio do governo. Esse apoio pode vir com a definição de regras do jogo como o programa RenovaBio, em fase de formatação.

“Com menos usinas, o mercado de açúcar e de etanol tende a ter preços melhores, mas poucas [empresas do setor] serão beneficiadas”, disse.

Caso haja política de regras claras para os próximos 10 a 20 anos, como ficam os investimentos?

Segundo Gaeta, a melhor solução seria construir uma unidade, mas mesmo com dinheiro essa unidade não sai em menos de dois anos porque os fornecedores de bens de capital estão em péssima situação.

Há, hoje, conforme ele, 5 unidades negociadas abertamente. Mas há até dez vezes mais do que isso negociadas veladamente.

Moagem 

Em sua previsão, dificilmente as unidades do Centro-Sul irão moer 600 milhões de toneladas de cana na safra 17/18. “Ficaremos no máximo em 580 milhões de toneladas”, previu ele em opinião pessoal.

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram