JornalCana

Seminário de Sustentabilidade em Cana-de-açúcar apresenta realidades do setor

A UNICA, participante de destaque do seminário, apresentará casos de sucesso em sustentabilidade no setor canavieiro. Mais de uma centena de usinas foram convidadas para enviarem seus representantes e alguns casos de sucesso destas usinas estarão na programação do evento. Uma das questões centrais será a troca de experiências entre usinas que desenvolveram ações de sustentabilidade de forma integrada com os principais elos da cadeia. “O seminário demonstrará que as realidades já substituíram os mitos. Isso porque muitas informações que tratam da cultura da cana-de-açúcar são equivocadas. Este é um momento oportuno e importante para unir os elos da cadeia e fomentar o debate e a troca de experiências”, antecipa Redson Vieira, Gerente de Marketing de Cana-de-açúcar da BASF.

A usina São João, de Araras, tem um trabalho exemplar de recuperação de mata ciliar e plantio de mudas e irá apresentá-lo aos participantes. A Fundação Cosan, por sua vez, irá mostrar os detalhes de sua estratégia de sustentabilidade. A Usina São Manuel apresentará sua adequação ambiental e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) ministrará palestra sobre descarte e processamento de embalagens, sendo uma atividade de essencial contribuição para a sustentabilidade do setor sucroalcooleir! o. O InpEV é referência mundial nesta atividade por recolher por ano 95% do total de defensivos agrícolas vendidos em 2008. Além deles haverá vários outros temas apresentados por outros grupos durante o evento.

No seminário, a BASF apresentará resultados de ações próprias e de vários parceiros, como a UNICA. O Projeto Agora, por exemplo, realizado também em parceria com a Editora Horizonte, visa conscientizar as novas gerações sobre o aquecimento global e seus impactos. Ele envolve mais de dois milhões de estudantes do ensino fundamental em escolas públicas de sete estados e do Distrito Federal.

Durante o evento será distribuído também a Cartilha Etanol – Uma atitude inteligente – uma iniciativa da UNICA, que conta com o apoio da BASF para multiplicar as informações referentes a este combustível renovável, é também um instrumento para conscientizar a sociedade das inúmeras vantagens do etanol como alternativa aos combustíveis fósseis, que não se restringem apenas à ! economia em relação ao preço da gasolina. “Há ainda os benefícios obtidos com menos emissões de CO2 e a consequente redução do aquecimento global, a geração de empregos no setor sucroenergético, o desenvolvimento tecnológico alcançado pelo País e a criação de um modelo econômico que pode beneficiar uma centena de países produtores de cana e em desenvolvimento localizados em regiões tropicais”, complementa Redson Vieira.

Seebalance®: ferramenta de análise de ecoeficiência

Outra ferramenta da BASF que será apresentada durante o evento é a Análise de Socioecoeficiência, o Seebalance®. Trata-se de uma avaliação comparativa entre produtos, processos ou serviços considerando todo o seu ciclo de vida – do nascimento ao seu fim. O instrumento fornece argumentos para a tomada de decisões de investimentos, melhorias de produto ou processo e sua diferenciação no mercado, entre outras possibilidades. A difusão deste trabalho é desenvolvida pela Fundação Espaço ECO, da BASF, o prime! iro centro de excelência em ecoeficiência para América Latina. O recurso considera três dimensões de sustentabilidade: Economia, Ambiente e Sociedade. É uma ferramenta inovadora que oferece não somente análise de custos e impactos ambientais, mas também processos e produtos para a sociedade. O objetivo é quantificar o desempenho dos três pilares de sustentabilidade, como uma ferramenta integrada a fim de medir o desenvolvimento sustentável na companhia.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram