JornalCana

Seminário da Asplan sobre Políticas Públicas começa hoje (20)

O II Seminário de Políticas Públicas para o Setor Canavieiro do Nordeste e Agroenergia, promovido pela Asplan (Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba), que começa nesta segunda-feira (20), às 9h30, no auditório da associação, em João Pessoa, reunirá especialistas do setor sucroalcooleiro de vários estados brasileiros. O evento, que vai até terça-feira, será aberto pelo ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro.

O encontro, que também marca as comemorações dos 50 anos de fundação da Asplan, tem como objetivo elaborar propostas para garantir a sobrevivência de pequenos e médios produtores de cana-de-açúcar do Nordeste. O seminário conta com o apoio do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), através da Superintendência Federal da Agricultura Pecuária e Abastecimento na Paraíba (SFA/PB), do BNB (Banco do Nordeste do Brasil) e do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Paraíba).

De acordo com o presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira, o seminário discutirá temas de relevância para o setor sucroalcooleiro nordestino, mediante propostas alternativas para o sistema agroindustrial. “Pretendemos definir políticas públicas que viabilizem a sobrevivência de forma competitiva dos fornecedores de cana-de-açúcar da região Nordeste, que vêm sendo penalizados pela baixa remuneração de sua produção e pelo alto custo dos fertilizantes, bem como ainda, serão apontadas as principais reivindicações do segmento, em um documento que também será elaborado durante o seminário”.

A programação de hoje inclui o tema “Políticas Públicas para o Setor Sucroalcooleiro do Nordeste e Agroenergia”, que será abordado pelo representante do SPA/Mapa, Manoel Vicente Fernandes Bertoni. Em seguida, a “Ação Judicial Contra a União e a ANP das diferenças de preços de Cana Lei Nº. 4870/65”, será tema debatido pelo advogado André Paulo Pupo Alayon.

À tarde, a especialista do Cepea/Esalq/USP, Heloísa Lee Burnquist, falará sobre o tema “Previsão do Balanço Oferta/Demanda de Açúcar e Álcool Safra 2008/2009 e sua Perspectiva no Mercado Internacional. A programação de hoje termina com a palestra “Participação do Nordeste na Produção dos Bio Combustíveis diante do Cenário Mundial”, proferida pelo professor Valter Bautista Vidal.

Amanhã (21), os trabalhos recomeçam com a palestra “Viabilização dos Produtores Independentes no Contexto Atual mediante o Sistema de Cooperativa”, feita pelo presidente da Cooperativa de Colonização Agropecuária e Industrial (Coruripe/AL), Klécio José dos Santos. Em seguida, o representante da Embrapa-DF, Geraldo Eugênio, abordará o tema “A Embrapa e suas Diretrizes para a Pesquisa Canavieira no Contexto da Agroenergia”. O consultor jurídico Manoel Gregório Maranhão tratará do tema “O Brasil como Oportunidade para Investimento Externo no Contexto da Produção de Bioenergia” encerrando a programação da manhã.

À tarde os trabalhos recomeçam com José Ricardo Severo, da CNA/DF, que abordará o tema “Impactos dos Combustíveis na Produção de Alimentos”. A empresária rural Kátia Regina de Abreu falará, em seguida, sobre “Perspectiva do Mercado de Insumos e seu Impacto na Produção Agrícola”. O evento será encerrado às 17h, com a inauguração da galeria de fotos dos ex-presidentes da Asplan, a exibição de um vídeo institucional que contará os 50 anos de atuação da entidade, seguido do coquetel.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram