JornalCana

Sem chuva, 48 usinas encerram safra de cana no centro-sul do país

2010-09-22 Cana Seca Oeste Paulista (2)
Com pouca disponibilidade de água, a cana não se desenvolve e falta planta para moer

O número de usinas que encerraram a safra até o final de outubro chegou a 48 na região centro-sul do país. É o que aponta relatório da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) divulgado nesta terça-feira (11).

Juntas, elas respondem por 12,29% da moagem na atual safra. Neste mesmo período do ano passado, apenas 13 haviam finalizado a moagem.

Isso ocorre, principalmente, por causa da falta de chuvas. Com pouca disponibilidade de água, a cana não se desenvolve e falta planta para moer.

Ainda de acordo com a Unica, as empresas que já encerraram a safra neste ano apresentaram uma retração média de 15,81% na quantidade de cana processada em relação ao montante moído na safra anterior.

O relatório da Unica aponta também que pela primeira vez, este ano, as vendas de etanol hidratado destinado ao mercado doméstico -em um único mês- superaram o volume comercializado em 2013.

Segundo o diretor técnico da Unica (entidade que representa as usinas), Antonio de Padua Rodrigues, a viabilidade econômica do etanol tem estimulado o consumo do produto.

No mês passado, a comercialização do etanol hidratado (vendido diretamente nos postos) atingiu 1,31 bilhão de litros, o que superou em 3,51% o volume registrado no mesmo período da safra passada -1,26 bilhão de litros.

O volume de cana processado pelas unidades produtoras da região centro-sul totalizou 34,41 milhões de toneladas na segunda quinzena de outubro -resultado 11,62% inferior aos 38,94 milhões processados no mesmo período de 2013.

No acumulado desde o início da safra até 1º de novembro a moagem atingiu 515,26 milhões de toneladas. No mesmo período do ano passado as usinas haviam processado 512,84 milhões de toneladas.

Fonte: Folha Online

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram