Gestão Administrativa

Selo Energia Verde também será concedido para comercializadoras de energia

Selo Energia Verde também será concedido para comercializadoras de energia

Além das unidades produtoras, as comercializadoras de energia elétrica também já podem receber o Selo Energia Verde, concedido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), referente ao Programa de Certificação da Bioeletricidade.

A concessão do Selo para as comercializadoras terá início neste 2019. Trata-se de iniciativa da Unica em cooperação com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL).

Desde 2015 o certificado é concedida a usinas produtoras de bioeletricidade cumpridoras de quesitos ambientais e de eficiência energética, e também para consumidores de energia no mercado livre.

O Selo Energia Verde é a primeira certificação no Brasil para a energia produzida a partir da biomassa da cana-de-açúcar.

Mais sobre o assunto

Para ter direito ao Selo Energia Verde a comercializadora precisa ser associada à ABRACEEL e agente da CCEE, além de ter adquirido energia elétrica de unidades produtoras com Certificado de Bioeletricidade. O contrato de aquisição tem que estar registrado na CCEE e corresponder a, no mínimo, 0,3 MW médio/ano e com prazo de validade de 6 meses.

No cumprimento do requisito do volume de aquisição mínima de 0,3 MW médio/ano, poderá ser considerada a soma de mais de um contrato de unidades produtoras, registrados na CCEE, adquiridos e apresentados pela comercializadora, desde que cada contrato apresente, no mínimo, um prazo de validade de 6 meses.

Para o gerente em bioeletricidade da Unica, Zilmar de Souza, a iniciativa da certificação da bioeletricidade reforça, junto à sociedade, a característica de sustentabilidade que essa energia renovável apresenta e também representa uma oportunidade para os consumidores, e agora as comercializadoras de energia, demonstrarem a preocupação cada vez mais crescente com o consumo responsável de energia na matriz elétrica brasileira.

Quem está certificada

39 usinas sucroenergéticas já estão certificadas com o Selo Energia Verde. Acesse aqui a lista atualizada das unidades produtoras participantes do Programa de Certificação da Bioeletricidade UNICA/CCEE/ABRACEEL.

Para mais informações sobre os Certificado e Selo Energia Verde, acesse aqui ou envie e-mail para [email protected].

Banner Revistas Mobile