Gestão Administrativa

Secretário da Agricultura de PE visita usina fechada nesta sexta

Secretário da Agricultura de PE visita usina fechada nesta sexta

cruangi (1)Nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, o secretário estadual da Agricultura, José Aldo, irá visitar a Usina Cruangi, de Timbaúba,PE, a convite da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e do Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado (Sindicape). A unidade encerrou sua produção há mais de um ano porque passava por dificuldades financeiras. Os convidados poderão constatar ainda que o maquinário de Cruangi está em perfeita condições para retomar o funcionamento, tendo em vista que passou somente um pouco mais de um ano parada, segundo os dirigentes.

“O investimento para retomar o funcionamento é pequeno diante do retorno econômico e social que a unidade trará para a Zona da Mata Sul”, comunica Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP, que estima que abertura de 4 mil vagas de empregos direto e indireto na localidade.

Timbauba
Comércio também sofre consequências com             fechamento de usina

“Além disso, vai gerar muitos impostos com a produção agroindustrial da cana e a retomada da movimentação do comércio das cidades do entorno”, completa.

O deputado estadual Aloísio Lessa (PSB) confirmou a participação também junto com prefeitos da região. Durante a visita, os políticos percorrerão cidades próximas a usina para constatar os problemas socioeconômicos decorrentes do fechamento. O objetivo dos órgãos da classe canavieira é mostrar as diferenças sociais e econômicas nos locais onde há usinas funcionando e onde estão paradas.

Na semana passada, as entidades levaram Aldo e Aloísio para conhecerem a Usina Pumaty, em Joaquim Nabuco, que voltou a moer, depois de dois anos parada, através da iniciativa de uma cooperativa de canavieiro. “Enquanto há progresso de um lado da Zona da Mata, com a reabertura da usina, do outro lado há crise com a unidade de portas fechadas”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP.

Banner Revistas Mobile