JornalCana

São Martinho, Santa Cruz e São João criam a Allicom

Os grupos São João, Santa Cruz e São Martinho, que estão entre os maiores produtores de álcool e açúcar do Brasil, anunciaram na segunda-feira, dia 22, a criação da Allicom, aliança que vai permitir às três empresas negociar juntas toda a produção de açúcar e álcool das usinas desses três grupos.

A aliança será apenas para comercialização dos produtos, sem interferência na gestão das empresas.

“Cada empresa manterá sua identidade e autonomia de decisão de acordo com seus interesses, sendo subsidiada com as melhores informações para seu planejamento”, explica Maria Carolina Ometto Fontanari, vice-presidente do Grupo USJ, que reúne as usinas São João, São Francisco e Cachoeira Dourada. Maria Carolina será neste primeiro ano a presidente da Allicom.

A estratégia da Allicom baseia-se na possibilidade de ganhar escala tanto no mercado interno quanto no externo, ao somar a capacidade de fornecimento de açúcar e álcool dos três grupos, especialmente por sua excelente localização, em termos logísticos, para escoamento da produção. Funcionando também como um centro compartilhado de serviços na área comercial, a Allicom vai permitir redução de custos para as empresas e a centralização de toda a parte operacional da negociação, como prazo, preço e quantidade dos produtos.

A operação também permitirá a rastreabilidade dos produtos, exigência comum em mercados internacionais. Cada cliente saberá de que usina está vindo o produto que comprou, mesmo que a venda seja em bloco por meio da aliança.

A Allicom já aparece como terceiro maior grupo brasileiro em volume comercializado, com 1 milhão de toneladas de açúcar e 1,2 bilhão de litros de álcool na safra 2008/2009.

Na safra 2008/2009, os grupos Santa Cruz, São João e São Martinho estão processando juntos 20 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Para 2009/2010, a expectativa do consórcio Allicom é que a moagem alcance 23 milhões de toneladas.

Para escoar com mais rapidez o álcool produzido, Santa Cruz, São Martinho e São João uniram-se a Copersucar, Cosan e Crystalsev na Uniduto Logística, empresa criada para desenvolver, construir e operar um sistema de transporte de álcool por dutos, ligando o interior paulista a um terminal portuário no litoral do estado de São Paulo.

O investimento total na Uniduto será de R$ 1,64 bilhão e o empreendimento deverá entrar em funcionamento em 2011.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram