JornalCana

Safra no PI movimenta geração de empregos

2009-05-21 Colheita Mecanizada Santal  (19)

Apesar de pequeno produtor do Nordeste, o setor sucroenergético do Piauí tem movimentado a região em geração de empregos. Os números são animadores pois a Conab prevê um incremento de 15,1% na produção de cana do estado na safra atual, totalizando 980,10 mil toneladas de cana, contra as 851,60 mil toneladas esmagadas na safra 2013/14. O maior aumento percentual de produtividade do país foi registrada no estado do Piauí, segundo a Conab. Isso estimula as empresas sucroenergéticas a realizar mais contratações na safra.

A produtividade por hectare da cana de açúcar aumentou 19% de uma safra para outra. A estimativa é de que o Piauí produza 67 toneladas de cana por hectare este ano, contra as 56 t/ha produzidas em 2013.

trabalhoformal

Para o secretário de políticas assalariadas da Federação dos Trabalhadores Agrícolas (Fetag) do Piauí, Manoel Simão, os índices demonstram que a boa safra necessitará de novas contratações. Segundo ele, há empresa que trabalha com cerca de 2 mil funcionários, mas acredita que esse número deverá ser maior. 

Segundo números apurados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Piauí é o estado com melhor desempenho no setor de geração de emprego e renda na região Nordeste em 2013. Apesar de uma pequena variação negativa de 0,28 no mês de novembro, o Piauí mantém de forma crescente o índice de geração de empregos com carteira assinada. Até o final de 2013, foram criados 12.753 novos empregos, um crescimento de 4,74% em relação a igual período do ano passado.

De janeiro a novembro de 2013, o Piauí criou 113.369 empregos formais, e os setores que mais contratam são: agropecuária, construção civil, comércio e serviços.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram