JornalCana

Safra menor na Índia deve elevar preços do açúcar

Os preços futuros do açúcar deverão subir 36% no mercado internacional, atingindo o patamar mais alto de 29 anos, impulsionados pela quebra da safra da Índia, que tem sido prejudicada por uma seca, forçando o país a importar o produto pelo terceiro ano consecutivo, informou a Bajaj Hindusthan Ltd., o maior produtor indiano, às agências internacionais.

Os preços deverão atingir 30 centavos de dólar por libra-peso depois de março de 2010, à medida que o país dobrar as importações, para até 7 milhões de toneladas no ano-safra que termina em 30 de setembro, disse o diretor-executivo Kushagra Nayan Bajaj. Em julho, Bajaj previu corretamente que o açúcar chegaria a 25 centavos de dólar.

Se atingir 30 centavos de dólar por libra-peso, será o nível mais alto desde janeiro de 1981. Em 30 de setembro, o preço chegou a 25,43 centavos de dólar, o mais alto de 28 anos. A expectativa é de que a produção da Índia ficará abaixo da demanda em 7,5 milhões de toneladas pelo segundo ano consecutivo na safra 2009/10, afirmou Vinay Kumar, diretor-executivo da National Federation of Cooperative Sugar Factories Ltd., em uma apresentação em Londres.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram