JornalCana

Safra de 2013 será melhor, diz presidente da Cosan

“A safra que começa em abril vai ser melhor sim. Esse ano, a gente moeu entre 560 e 570 milhões de toneladas. Devemos moer cerca de 600 milhões de toneladas de cana [safra 2013/2014]”, disse Ometto hoje. Assim como a Petrobras, o empresário disse que “está sofrendo” com o preço reduzido do etanol em comparação à gasolina.

Ometto inaugurou a maratona de encontros com empresários de Dilma, que tem na agenda reuniões previstas com Murilo Ferreira, diretor-presidente da Vale, e Marcelo Odebrecht, diretor-presidente da Odebrecht.

Ometto disse à presidente que mostrou planos de investimento da empresa, orçados em R$ 5 bilhões para 2013. Entre as negociações da Cosan está a sociedade com a ALL Logística, que deve impulsionar a expansão da empresa ferroviária.

Racionamento

Apesar de considerar “uma coisa muito séria e preocupante” o baixo nível dos reservatórios, Ometto não acredita na necessidade de racionamento de energia no país.

“O nível está baixo, mas eu tenho 62 anos e nasci literalmente numa usina de açúcar e tenho 62 safras nas costas. Então, eu nunca vi uma safra parecida com a outra. O clima varia ano a ano. A chuva retarda, às vezes, mas ela virá”, afirmou.

Poder de voto

Dono de poder de voto dez vezes maior que os demais acionistas da Cosan Ltd., sócia da Royal Dutch Shell Plc. na maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, Ometto admite que está em estudo mudança para reorganizar o que chama de “peso diferenciado” ainda para este ano.

“Acho muito”, admite o empresário sobre seu próprio poder de voto, afirmando que “jamais” vai reduzir o poder de decisão dele no grupo.

Superavit

Sobre a manobra para manter a meta de superavit (espécie de poupança para pagar dívidas públicas), Ometto diz que a solução contábil do governo federal para fechar as contas de 2012 não lhe gera desconfiança.

Ele compara a medida com as estratégias usadas por empresas. Diz que, desde que as mudanças sejam anunciadas e fiquem claras para o auditor, não há com que se preocupar.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram