JornalCana

Sabarálcool realiza plantio de árvores nativas

Desde o início de 2008, a Sabarálcool realizou o plantio de 113 mil mudas de árvores em (APPs) Áreas de Preservação Permanente, próximas às unidades de Engenheiro Beltrão e Perobal, no Paraná. Açoita, Jequitiba, Canafístula, Cedro, Angico, Aroeira, Jangada, Gurucaia, Amendoim, Guaritá, Cereja, Jaracatiá e Mutambo são as espécies nativas plantadas.

A empresa conta com a parceria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Umuarama e Campo Mourão. Um colaborador da Sabarálcool acompanha o desenvolvimento das mudas até o período adequado de plantio ao solo em Umuarama. Já em Campo Mourão, a empresa fornece ao substrato composto, que contribui na germinação da semente de espécies de mudas nativas.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Sabarálcool, Ronaldo Lopes Costa, a intenção do plantio das mudas de árvores nativas é formar um corredor de biodiversidade. “Quem ganha com isso é o meio ambiente”, disse. Em torno da unidade de Perobal, 26 propriedades receberam mais de 98,5 mil mudas. Já na unidade matriz, seis áreas de APPs (que estabelece 30 metros à beira dos rios e 50 metros das nascentes) receberam 14,9 mil novas árvores.

Ronaldo Costa explica que, além da função paisagística, as árvores protegem lavouras contra ventos, diminuem a poluição sonora nos grandes centros urbanos, absorvem parte dos raios solares, fornecem sombras, servem de moradia aos pássaros e animais, fornecem alimentos ao homem e à fauna, absorvem a poluição atmosférica e produzem mais oxigênio, através da fotossíntese.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram