JornalCana

Quem está à frente dos Conselhos de Administração dos 5 maiores grupos de usinas

consJuntas, elas têm condições de moer 163,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2016/17.

Essa moagem prevista, que depende principalmente das condições climáticas para ser cumprida, equivale a quase um terço das 600 milhões de toneladas a serem moídas por todas as usinas da região Centro-Sul na safra em andamento.

As gigantes da moagem são as companhias Raízen, joint-venture formada pela Shell e Cosan; Biosev, da Louis Dreyfus Group; Guarani, da Tereos Internacional; Grupo São Martinho e a Odebrecht Agroindustrial, do Grupo Odebrecht.

As principais companhias sucroenergéticas do país em moagem controlam 55 usinas de cana-de-açúcar, o que representa 14% das 394 unidades em operação na safra 16/17 na região Centro-Sul.

Das cinco players do setor sucroenergético, apenas a Odebrecht Agroindustrial não está listada na BM&FBovespa. A Tereos Internacional, por sua vez, acaba de anunciar saída da Bolsa.

 

Mas quem está por trás dos Conselhos de Administração, responsáveis pela gestão dessas companhias sucroenergéticas?

 

coRubens Ometto Silveira de Melo, empresário com atuação nas áreas logística, produtiva e de mercado do setor sucroenergético, preside o Conselho de Administração da Cosan S. A. O mandato em vigor começou em 30/04/2015 e termina em 29/04/2017.

Mello também preside o Conselho de Administração da Cosan Limited. É graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1972).

É também Diretor Geral e Presidente do Conselho de Administração da Costa Pinto S.A. desde 1980, Diretor Vice-Presidente da Pedro Ometto S.A. – Administração e Participações desde 1980, Diretor e Conselheiro da Cosan Operadora Portuária S.A. desde 1998, Presidente do Conselho de Administração da FBA – Franco Brasileira de Açúcar e Álcool desde 2001, e Diretor Presidente e Conselheiro da Da Barra desde 2002.

Antes de ingressar no Grupo Cosan, atuou de 1971 a 1973 como assessor da diretoria do União de Bancos Brasileiros S.A. (Unibanco), e de 1973 a 1980 como diretor financeiro da Indústrias Votorantim S.A..

biosev-2Patrick Julien Treuer preside o Conselho de Administração da Biosev S. A.. Ele é o chefe global de Estratégia da Louis Dreyfus Company, controladora da Biosev, e antes de ocupar essa posição atuou na Biosev como chefe de Estratégia em 2014 até ser nomeado como Chefe Gobal de Estratégia da LDC em 2015.

Antes de ingressar no Grupo, trabalhou por 15 anos na área de investimento bancário no Credit Suisse, sediado na Suíça e no Reino Unido, mais recentemente como Diretor de Gestão, Chefe de Mercado de Capitais da Suíça, Alemanha e Austria.

Treuer tem graduação em administração de empresas na Universidade de St. Gallen (Suíça).

 

sJoão Guilherme Sabino Ometto preside o Conselho de Administração do Grupo São Martinho S. A..

É graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (1963). Iniciou sua carreira profissional como sócio da Tropisuco – Indústria de Suco de Laranja, tendo atuado como Diretor-Presidente da APAE de Santa Bárbara D’Oeste.

Foi o fundador da Brastoft – Indústria de Máquinas Agrícolas conjuntamente com a Case Corporation, momento em que ocupava o cargo de membro do Conselho Fiscal das Indústrias Romi. Além disso, foi Diretor-Presidente da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB), no período de 1981 a 1987, e Presidente da Associación Civil de Técnicos Azucareros de América Latina y del Caribe, no período de 1983 a 1986. Foi Membro do Board of Trustees – International Society of Sugar Cane Technologists, no período de 1983 a 1989 e Presidente da Unica, no período de 1998 a 2000. Também atuou como presidente da Copersucar, no período de 1991 a 1997, cooperativa na qual de 1997 a 2001 fez parte do Conselho de Administração.

Também atuou como diretor, diretor vice-presidente e presidente das empresas São Martinho, Usina São Martinho e Omtek – Indústria e Comércio.

Paralelamente, além de ser presidente do Conselho de Administração da São Martinho, exerce o cargo de diretor presidente da Mogi Agrícola, Imobiliária Paramirim, Duas Matas Agrícola e João Ometto Participações e o cargo de vice-presidente da Agropecuária Caieira do Norte, SM Participações, Agro Pecuária Vale do Corumbataí e Monte Sereno Agrícola.

 

teAlexis François Eric Duval preside o Conselho de Administração da Tereos Internacional, controladora da Guarani. O mandato atual começou em 30/07/2014.

Duval graduou-se na escola de Hautes Études Commerciales (HEC). Iniciou sua carreira no grupo Sucres et Denrées, empresa francesa comercializadora de açúcar, e entrou para o grupo Tereos em 2002 na qualidade de representante da Tereos na joint venture FBA – Franco Brasileira S.A. Açúcar e Álcool, antiga joint venture entre a Tereos e a Cosan.

Em 2003 ele passa a fazer parte da administração da Guarani, empresa brasileira produtora de açúcar, etanol e energia a partir da cana-de-açúcar, ocupando o cargo de CEO da Guarani até julho de 2007. Em setembro de 2007, ele passou a ser Presidente do Conselho de Administração da Guarani e diretor internacional e financeiro do grupo Tereos.

Desde outubro de 2012 passou a ser Presidente da Diretoria Executiva (CEO) do Grupo Tereos. Ele é membro do conselho de supervisão de TTD, empresa controlada pelo grupo Tereos, produtora de açúcar a partir de beterraba, na República Tcheca e membro da Companhia de Sena (Moçambique).

Leia também: As 10 maiores em moagem, segundo o Anuário JornalCana

 

 

 

 

odebNewton de Souza preside a Odebrecht Agroindustrial, empresa sucroenergética do Grupo Odebrecht.

Souza assumiu a presidência da empresa e do Conselho de Administração em dezembro de 2015, por conta do afastamento do então presidente, Marcelo Odebrecht.

Souza também assumiu a presidência dos Conselhos de Administração da Braskem, Odebrecht Óleo e Gás, Odebrecht Realizações Imobiliárias e Odebrecht Ambiental.

A troca de comando se deu por conta da oficialização do afastamento do executivo Marcelo Odebrecht da presidência da Odebrecht S.A., bem como do cargo de Presidente dos Conselhos de Administração da Braskem, Odebrecht Óleo e Gás, Odebrecht Realizações Imobiliárias e Odebrecht Ambiental.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram