Mercado

Queda do preço do petróleo reduz tarifa de gás natural

Queda do preço do petróleo reduz tarifa de gás natural

A queda no preço do petróleo no mercado internacional impactou os reajustes das tarifas de gás natural das principais concessionárias de São Paulo.

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) anunciou reajustes nas tarifas da Comgás e da Gás Natural São Paulo Sul, que entrarão em vigor a partir desta terça-feira (31/05/2016). No caso da Comgás, houve redução de mais de 20% nas tarifas para consumidores de grandes volumes do insumo.

As tarifas são compostas pelo preço do gás natural, o custo do transporte e a margem de distribuição das concessionárias, além dos impostos. Quanto maior for o consumo, maior será a participação do preço do gás natural na conta total, o que explica a redução mais expressiva nas tarifas para grandes consumidores.

As tabelas tarifárias completas constam das deliberações ARSESP nº 648 (Comgás) e ARSESP nº 650 (Gás Natural são Paulo Sul).

GasBrasiliano

A Arsep divulgou deliberação que reduz, à partir dessa data – em caráter extraordinário  – as tarifas do gás natural comercializado no noroeste paulista, área de concessão da GasBrasiliano.

As novas tarifas do gás natural para as indústrias contarão com uma redução entre 6,6% e 12,2%, dependendo da faixa de consumo. Para os comércios, a redução estará entre 4,5% a 5,9% e para as residências, as tarifas reduzirão entre 3,4% e 5,9%.

Para o Gás Natural Veicular (GNV), reforçando, ainda mais, a sua competitividade frente aos combustíveis líquidos, a redução será de R$ 0,1268  por metro cúbico de gás natural.

“Essa redução tarifária sinaliza o cenário muito positivo no qual o gás natural se encontra, consolidando o mercado e reforçando as potencialidades deste combustível reconhecido por ser altamente eficiente, limpo e econômico”, afirma o Diretor Técnico Comercial da GasBrasiliano, José Waldir Ferrari, em relato distribuído à imprensa.

A concessionária da distribuição de gás natural na região noroeste do Estado de São Paulo está presente com sua rede de gás canalizado em 30 municípios e atende, ainda, outros cinco municípios com gás natural comprimido (GNC).

Entre os principais municípios atendidos estão Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Ribeirão Preto e São Carlos, somando mais de 17 mil clientes que consomem, em média, 760 mil m³ de gás natural por dia, por uma rede com 946 km de extensão.

Banner Revistas Mobile