Queda da cana reforça baixa do PIB de Goiás

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

caO Produto Interno Bruto (PIB) do estado de Goiás registrou queda de 2,6% em 2015, segundo o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).

Conforme o IMB, a culpa da queda do PIB goiano é das crises econômica e política, registradas no País nos últimos dois anos, com agravamento em 2015.

Mas o saldo negativo do PIB também reflete o desempenho ruim dos setores que compõem o Produto Interno Bruto, principalmente no último trimestre de 2015.

Segundo o IMB, a produção de cana-de-açúcar no estado de Goiás recuou 0,4% em 2015, e isso ajudou a puxar para baixo o desempenho da agropecuária local. A culpa foi das condições climáticas adversas.

Além da cana, também registraram queda a produção de produção de soja (-3,8%), cultura de grande importância na pauta das exportações goiana, do algodão (-40,8%), e do tomate (-16,7%).

Mesmo diante o resultado, de acordo com as primeiras estimativas do IMB/Segplan, mais de R$ 166,85 bilhões circularam pela economia goiana, contra os R$ 159,16 bilhões do ano anterior. (Com informações da Agência Goiás Agora)

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.