Mercado

QUE ABACAXI!

QUE ABACAXI!

O crescimento constante do setor sucroenergético exige que os proprietários planejem novas áreas de plantio.

Geralmente 20% das áreas cultivadas com cana-de-açúcar são renovadas todos os anos, mas o plantio nem sempre é feito na época mais propícia devido ao aumento dessa área. Assim, é comum o plantio em períodos menos favoráveis, como por exemplo, no inverno.

Durante esta estação fria alguns patógenos fúngicos podem ser favorecidos, devido à diminuição da emergência dos brotos, a irrigação e a umidade do solo e a temperatura baixa associada aos dias curtos. Isso pode causar uma demora de até 40 dias após o plantio para que os primeiros brotos sejam emersos do solo.

Um dos patógenos favorecidos nessa situação é o Ceratocystis paradoxa, que coloniza os toletes utilizados no plantio, que permanecem por um tempo maior no solo antes de brotar, resultando no apodrecimento dos tecidos, o que causa um cheiro característico de essência de abacaxi, dando origem ao nome popular da doença,podridão-abacaxi.

É de suma importância que os produtores de cana-de-açúcar fiquem atentos quanto aos riscos do plantio da cultura em períodos de inverno ou em regiões de clima de temperatura baixa, fazendo um bom preparo do solo e colocação do tolete à profundidade adequada.

Leia matéria completa clicando aqui.

Banner Revistas Mobile