JornalCana

Promac fecha contrato com Odebrecht para fornecimento de transportadores

A Promac, empresa especializada em correntes e equipamentos para indústria, fechou contrato de fornecimento de todos os transportadores metálicos e de borracha de três usinas da ETH Bioenergia, empresa da Organização Odebrecht, que atua na produção de açúcar, etanol e energia elétrica. Os equipamentos serão entregues até abril de 2009 para as plantas de Conquista do Pontal, no Vale do Paranapanema (SP); Rio Claro Agroindustrial, em Caçu (GO); e Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul (MS).

O sistema escolhido pela empresa para os transportadores de borracha foi o Aerobelt, equipamento que utiliza um colchão de ar para o deslizamento da correia. Desenvolvido na África do Sul, patenteado no continente americano pela Promac e lançado recentemente no mercado nacional, o Aerobelt trabalha de maneira diferente que os transportadores tradicionais, que usam o sistema de roletes. No caso da ETH, sua instalação significa a não utilização de cerca de 6.000 roletes.

A grande vantagem desse transportador é a redução de 58% nas horas paradas para manutenção. “Os equipamentos com roletes precisam de manutenção e trocas freqüentes das peças; com a utilização do colchão de ar, essa manutenção é bem mais simples”, explica o gerente de operação Jesualdo Bailão.

Outras vantagens são a diminuição de até 50% do tempo de montagem, o aumento de 100% da vida útil das correias, a economia de até 30% de energia e a menor emissão de poeira.

De acordo com diretor comercial e marketing da Promac, Túlio Rodrigues, o Aerobelt tem instalação e manutenção mais baratas, permite operação com bastante inclinação e é totalmente auto-guiado. “O sistema também é modular, podendo ser aumentado de acordo com a necessidade do cliente”, diz.

Na divisão de equipamentos da Promac, já foram produzidos transportadores para três usinas de açúcar e álcool, num total de 1 quilômetro de material. Até o final do ano, deverão ser entregues outros 2,5 quilômetros de equipamento para três usinas de açúcar e álcool e para uma planta de termogeração de energia.

O suporte tecnológico e fabril destes transportadores está sob a responsabilidade do Centro de Excelência Promac-Aerobelt, situado na sede da Divisão de Equipamentos Promac, em Nova Odessa.

A empresa: A Promac – Correntes e Equipamentos é uma empresa 100% nacional, fundada em 1987. Está localizada em Sumaré (SP), com unidades em Nova Odessa (SP), Estados Unidos e China, além do escritório em Sertãozinho (SP).

Especializada em soluções para movimentação de materiais, a empresa começou com a produção de correntes, taliscas e rodas e, hoje, disponibiliza também vários equipamentos para transporte e armazenagem nos mais diversos setores industriais, como automobilístico, alimentício, bebidas, sucroalcooleiro, óleos e rações, vidro e vasilhames, fundição, papel e celulose, saneamento básico, siderurgia, parques temáticos, gás liquefeito, cimento, carvão e mineração, móveis e madeira, têxtil, cerâmica, portos, hidroenergia, alumínio, adubos e fertilizantes, sucos cítricos e implementos agrícolas.

Para atender o crescente mercado sucroalcooleiro da região Centro-Oeste e a existência de grandes empresas de mineração e de produção de grãos, a Promac está instalando uma nova unidade de equipamentos em Mato Grosso do Sul. A planta, com 30 mil m2 de área construída, ficará em Nova Alvorada do Sul, numa área total de 200 mil m2.

Na unidade, além da fabricação de equipamentos para indústria, especialmente máquinas de movimentação, serão oferecidos serviços de assistência técnica e de recuperação de equipamentos. Haverá também uma warehouse de peças e componentes para atender a demanda dos clientes instalados no Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Com os investimentos em ampliação de instalações, profissionalização e incorporação de novas tecnologias, a Promac está evoluindo para deixar de ser um fornecedor de equipamentos de movimentação para se tornar uma empresa que traz soluções de produção.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram