JornalCana

Projeto de biodiesel no Brasil está se reerguendo

A ideia inicial do projeto biodiesel era tornar o Brasil o maior fornecedor de combustíveis renováveis do mercado mundial. O projeto que se formou com o governo Lula perdeu as forças no governo Dilma Rousseff. Agora, parece que está se reerguendo, nesta nova guinada política. Ainda que lentamente, dá alguns sinais de renascimento.

Em visita ao Pará em 1999, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil teria os requisitos necessários para ser o maior fornecedor de combustíveis renováveis do mercado mundial e que o seu governo iria transformar o biodiesel na segunda maior matriz energética brasileira.

“Produzir o biodiesel é uma forma de tornar o Brasil mais independente das necessidades do petróleo, que um dia pode acabar. Este projeto é vital para garantir ao país um pouco mais de independência aos olhos do mundo, na medida em podemos ser um grande exportador de biodiesel”, afirmou Lula à época.

No seu primeiro mandato como Presidente Lula apoiou o biodiesel e chegou a participar da inauguração da fábrica contígua à Barrálcool, no MT. Mas seu segundo governo encantou-se com os royalties e dividendos do Pré-Sal e o biodiesel foi relegado a outros e últimos planos.

Leia matéria completa, clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram