JornalCana

Produção de etanol no Brasil cai também em 2010, prevê AIE

A Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu as projeções para a produção de etanol no Brasil este ano e em 2010, ao mesmo tempo que apontou melhoras na margem de lucro dos produtores nos Estados Unidos e na Europa.

Em seu relatório mensal divulgado hoje, a AIE estima que, no curto prazo, a produção de etanol no Brasil continuará a cair. As projeções agora são de baixa equivalente a 25 mil barris diários de petróleo em 2009, ficando em 480 mil barris equivalente/dia.

Menor consumo doméstico, preços mais altos do açúcar e desaceleração na construção de novas usinas também derrubaram as projeções de produção para 2010 no equivalente a 45 mil barris de petróleo ao dia, ficando em 510 mil barris equivalente/dia.

Já os produtores de etanol nos EUA continuam a se beneficiar dos preços do milho e do gás natural e melhoraram suas ma! rgens. A produção americano alcançou em agosto o equivalente a 727 mil barris de óleo por dia. Significa que 93% da capacidade tem sido utilizada, muito melhor do que a média de 80-85% do primeiro semestre.

A AIE prevê alta de produção de 10 mil barris por dia este ano, em linha com o objetivo do governo americano sobre uso do etanol. Para 2010, a expectativa é de produção inalterada de 770 mil barris por dia.

Os produtores de etanol na Europa também se beneficiam de margem de lucro maior. O preço favorável do trigo permitiu uma alta de volume do combustível equivalente a 10 mil barris por dia em 2009 e esse aumento deve chegar a 15 mil barris em 2010.

Globalmente, a projeção da AIE agora é de baixa na produção de bicombustíveis, num volume equivalente a 5 mil barris de petróleo por dia este ano e 10 mil no ano que vem.

No Brasil, a queda na produção de etanol é compensada por continua alta na produção de petróleo, como previsto. Em agosto, a produção de ó! leo chegou a 65 mil barris por dia maior do que as projeções da AIE e bateu novo recorde de mais de 1,9 milhão de barris por dia.

A AIE espera mais produção nos campos de Uruguá/Tambaú e de Tupi no ano que vem. Em Tupi, a produção está limitada em 20 mil barris por dia, mas deve aumentar para 100 mil barris no fim do ano que vem.

A estimativa é de que a produção média brasileira passará de 2,5 milhões de barris diários para 2,7 milhões de barris diários em 2010.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram