JornalCana

Produção de combustíveis no Brasil cai 6% no ano até novembro

A produção de combustíveis nas refinarias brasileiras caiu 6% no acumulado do ano até novembro, apontando para uma segunda queda anual no refino de petróleo após seis anos de alta, com o impacto da recessão econômica e de maiores importações de derivados.

A queda na produção neste ano está sendo puxada pelo recuo na fabricação de diesel – combustível mais consumido no país e importante indicador da atividade econômica –, segundo dados publicados ontem (19) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A produção de derivados de petróleo somou 643,965 milhões de barris de janeiro a novembro, queda de cerca de 41 milhões de barris ante o mesmo período de 2015, informou a ANP.

Em contrapartida, a importação de derivados de petróleo no acumulado do ano até novembro subiu 13,4 milhões de barris, para 165,238 milhões de barris.

Os dados de vendas de combustíveis de novembro ainda não foram publicados pela ANP, mas até outubro o indicador apontava uma queda de 4,7%, para 709,933 milhões de barris. No mesmo período, o diesel acumulava recuo de 5%, enquanto a gasolina avançava em 3,4%.

A produção de diesel no país caiu 7% nos primeiros onze meses do ano, para 266,010 milhões de barris, enquanto a importação do combustível cresceu 6,6%, para 45,207 milhões de barris.

Já a produção de gasolina A (pura, antes da adição de etanol) subiu 3,4% no acumulado até novembro, ante o mesmo período do ano anterior, para 152,442 milhões de barris, enquanto a importação do combustível subiu 14%, para 16,863 milhões de barris.

A produção total de derivados de petróleo caiu 7% em novembro, para 54,16 milhões de barris.

As informações são do Jornal Extra.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram